Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

PLC com Arduino

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Da série: projetos aleatórios com arduino na web. Esse projeto, embora não seja simples, é um excelente projeto para quem deseja fazer um sistema simples de automação. Dotado de porta ethernet, entradas digitais, analógicas e saídas para contatores você pode fazer muita coisa através de um arduino com ele.

 

 

 

Amplificador estéreo simples

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/simple-stereo-amplifier 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Aqui está um simples amplificador estéreo com um integrado CD6283 e alguns componentes passivos. Para quem gosta de coisas simples é um amplificador barato e sem muita dor de cabeça!

 


 

 

Fazendo um controle remoto do YouTube

https://hackaday.com/2020/08/11/building-a-youtube-remote-control-worthy-of-2020/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Um pouco de praticidade na pandemia é o que esse projeto oferece! Embora o autor tenha feito um controle remoto em 2018 para assistir o youtube, ele não oferecia as mesmas praticidades que um media center atual oferece. Pensando nisso ele fez uma nova versão com recursos aprimorados. Veja no video abaixo como ficou a nova versão do seu controle remoto!

 

 


 

 

Tecnologia e Cultura

Debugger com Arduino IDE

https://blog.arduino.cc/2020/02/28/preview-the-debugger-feature-for-the-arduino-pro-ide/

Quem faz projeto sabe o quão chato é fazer o debug. Ferramentas auxiliam a caçar bugs e resolver problemas de todo o tipo possibilitando um entendimento melhor do código. Embora esteja disponível apenas para a versão Arduino Pro IDE é um excelente recurso para ser considerado nos projetos. Veja no video abaixo:

 

 


 

 

Monitoramento de energia para a sua raspberry pi

https://hackaday.com/2020/07/24/a-complete-raspberry-pi-power-monitoring-system/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Com o advento da IoT práticas de monitoramento de energia e consumo passaram a ser determinantes para durabilidade das soluções com fontes alternativas de energia. Esse projeto é um excelente ponto de partida. Ele permite que você veja as informações em tempo real de consumo de energia não só da raspberry pi como de qualquer outro equipamento. Os dados são extraídos a cada 0,5 segundos de um ADC MCP3008 conectado a até cinco seis sensores de corrente para fornecer estatísticas de utilização em tempo real e visualizados com o Grafana para que você possa ver todas as informações rapidamente.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 


 

 

Impressão 3D em Latex agora é possível

https://hackaday.com/2020/07/27/3d-printing-latex-is-now-possible/

 

Para quem inicia no mundo da impressão 3D, termoplástico como ABS e PLA é a norma. Para quem deseja produzir peças com alguma folga, materiais como o Ninjaflex são mais comumente escolhidos, usando poliuretano termoplástico. Até recentemente, não era possível imprimir borracha látex em 3D. No entanto, uma equipe da Virginia Tech conseguiu o feito por meio da combinação de hardware de impressora avançado e alguma química séria. Confira na imagem abaixo o resultado:


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 


 

 

Extras

Seja um lider mais paciente

https://hbr.org/2020/09/becoming-a-more-patient-leader

 

Liderar com eficácia - especialmente durante uma crise - exige paciência. Se não pode manter a compostura em face a uma frustração ou adversidade, você não será capaz de manter os outros calmos. Quando seus subordinados mostram sinais diretos de tensão, você precisa apoiá-los. Soluções para novos desafios geralmente levam tempo para serem colocadas em prática. Esse artigo aborda o aspecto da paciência em cargos de liderança.

 


 

 

App da Semana – Feedly

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.devhd.feedly

 


 

 

 

Se você gosta de ler notícias de qualidade no seu smartphone essa é uma das alternativas. Através de perfis, rss e outras formas de buscar conteúdo o feedly proporciona uma busca de conteúdo de qualidade a você.

 

 

 


 

 

Leitura da Semana

Solving the procrastination puzzle - Timothy A. Pychyl

https://amzn.to/3by2j7Z

Por que sabotamos nossas melhores intenções? Como podemos eliminar a procrastinação de nossas vidas para sempre? Com base na pesquisa psicológica atual e complementado com estratégias claras para a mudança, este guia conciso ajudará os leitores finalmente a se libertar de hábitos e idéias autodestrutivas e mover para a liberdade e realização. Com inúmeras dicas práticas para mudança, Resolvendo o quebra-cabeça da procrastinação traz clareza e estudos científicos - e um toque de humor! - para a busca por atingir objetivos com sucesso. Este guia acessível é perfeito para empresários, pais, alunos e qualquer pessoa que queira se desvencilhar, parar de atrasar e começar a viver sua vida mais inspirada.