Apesar de toda a tecnologia eletrônica dos carros modernos, substituindo uma grande quantidade de partes mecânicas por sistemas eletrônicos, o velho limpador depara-brisas ainda não encontrou uma solução alternativa.

Ainda temos de aturar o movimento de vai e vem barulhento e desagradável das palhetas varrendo o vidro por quanto tempo?

Parece que uma solução já está chegando com recentes estudos da McLaren feitos pelo engenheiro Frank Spephenson, utilizando ondas ultrassônicas. É desta solução que trataremos agora em 2014, quando o sistema ainda está em estudo.

Lembramos apenas os efeitos dos ultrassons em sistemas de limpeza de jóias, pelas e objetos pequenos, aproveitando um efeito interessante denominado cavitação.

Quando um líquido (água com produto de limpeza, por exemplo) entra em contato com um objeto que vibra numa frequência ultrassônica, foram-se nas cavidades bolhas microscópicas de ar que expulsam a sujeira.

Por outro lado, se uma gota de água cai numa superfície que vibra numa frequência ultrassônica ela é comprimida pelas ondas e ao expandir “explode” vaporizando, conforme mostra a figura1.

 

Figura 1 – As gotas de chuva vaporizam numa explosão quando batem num pára-brisas energizado com ultrassons
Figura 1 – As gotas de chuva vaporizam numa explosão quando batem num pára-brisas energizado com ultrassons

 

Este é o princípio de funcionamento do sistema em teste. O pára-brisas seria um transdutor ultrassônico energizado com potência suficiente para vaporizar as gotas de água que caem sobre ele, durante uma chuva.

Esse sistema também evitaria a condensação que ocorre quando o vidro embaça pela umidade. Esperamos que o sistema esteja disponível em breve em todos os carros.

 

   McLaren com sistema de limpa pára-brisas ultrassônico
McLaren com sistema de limpa pára-brisas ultrassônico