Você conhece a Adafruit? Esta empresa se dedica ao projeto e fabricação de dispositivos eletrônicos que utilizam código aberto (open-source). A Mouser Electronics distribui os produtos da Adafruit - http://www.mouser.com/adafruit/  dedicados aos profissionais e makers. Os produtos DIY constam de placas de desenvolvimento, kits, shields, indicados para aplicações em educação, desenvolvimento de produtos e muito mais. Veja neste artigo alguns dos produtos da Adafruit.

Focalizamos a seguir alguns produtos recentes da Adafruit disponíveis na Mouser.

 

Placa de Desenvolvimento Feather M0 Bluefruit LE

Esta placa contém num único conjunto recursos compatíveis com Arduino e Bluetooth Low Energy, USB e carregador de bateria.

O processador é o ARM Cortex M0 operando com um clock de 48 MHz e lógica de 3,3 V. A placa de desenvolvimento oferece ainda 250 k de memória flash e 32k de RAM. De modo a suportar projetos portáteis, a placa inclui um conector para as baterias Adafrui t de polímero lítio de 3,7V e um carregador incluído. Veja mais em: http://www.mouser.com/new/adafruit/adafruit-feather-m0-bluefruit-le/

 


 

 

 

IS31FL373 Charlieplexed Driver PWM de Matriz de LEDs

Este driver PWM para matriz de LEDs da Adafruit pode controlar LEDs numa matriz 16 x 9 individualmente o que possibilita a obtenção de efeitos fantásticos com LEDs sem a necessidade de conectores de muitos pinos.

Com esta placa pode-se programar o efeito de cada LED individualmente a partir de qualquer microcontrolador. O endereçamento pode ser feito de modo que até 4 matrizes compartilhem o mesmo barramento I2C.

Na placa existe memória RAM suficiente para se gravar 8 frames separados de display ou ainda múltiplos frames para uma animação que pode ser apresentada a partir de um simples comando. A alimentação é feita com tensões de 2,7-5,5 V.

 

Saiba mais sobre este componente clicando aqui

 

 


 

 

 

Trinkets

Os Trinkets da Adafruit são pequenas placas de microcontroladores programáveis pela Arduino-IDE e elaborados em torno do microcontrolador Atmel A Tiny85, um pequeno chip, mas poderoso.

O Attiny85 tem 8k de memória flash e 5 pinos I/O, incluindo entradas analógicas e saídas PWM. As versões são disponíveis para tensões de 3 e 5 V conforme a lógica usada.

O microcontrolador roda em 8 MHz, mas pode ser programado para funcionar com 16 MHz.

Veja mais em: http://www.mouser.com/new/adafruit/adafruit-trinkets/

 


 

 

 

Placa de Desenvolvimento Feather M0 RFM69HCW Packet Radio de 433 MHz

Esta placa contém um microcontrolador com um transceiver de packet rádio RFM69HCW para a faixa de 433 MHz. O packet-radio contém uma USB embutida e um carregador de bateria e um módulo M0 de 433 MHz.

O projeto é baseado no processador ATSAMD21G18 ARM Cortex M0 que opera numa frequência de clock de 48 MHz com lógica de 3,3 V. O chip contém ainda memória flash de 256k e 32k de RAM.

Para suportar projetos portáteis a placa de desenvolvimento inclui um conector Adafruit para baterias de 3,7 V lítio-polímero e um carregador. Veja mais em: http://www.mouser.com/new/adafruit/adafruit-feather-m0-433mhz-rfm69/