A disponibilidade de um circuito completo de ionizador num módulo único facilita enormemente o projeto de Ionizadores, com um mínimo de produção de ozônio. A Murata possui na sua linha de produtos um pequeno módulo ionizador que pode ser utilizado em aplicações inovativas e que está disponível na Mouser  ( http://www.mouser.com/ds/2/281/MHM305-DS-1097134.pdf  ).

O módulo da série NHM305 da Murata consiste num ionizador que gera 20 milhões de íons negativos por segundo com uma mínima produção de ozônio (para esta finalidade existe outro produto de eu trataremos em outro artigo – Trata-se do MNM306).

Seu projeto compacto permite sua utilização numa infinidade de aplicações domésticas, médicas e de saúde.

Por exemplo, ele pode ser agregado a condicionadores de ar, pode ser usado em carros, em produtos únicos com a finalidade de controlar alergias.

Veja mais em nossos artigos ART2146 – Gerador de íons negativos, MA088 – Estado de espírito e Íons, MA077 – A Eletrônica e a Nossa Saúde, além de outros.

Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação em que é usada uma fonte de controle.

 


 

 

Nesta aplicação, o controlador pode ser desde um circuito simples de temporizador, por exemplo, de acionamento automático ao anoitecer, até um microcontrolador para uma aplicação sofisticada que envolva um sensor de íons.

A alimentação é feita com 12 V e a corrente típica de funcionamento é de 50 mA, e a máxima de 130 mA.

A densidade de ozônio máxima é de 0,14 mg/h sendo o valor típico de 0,04 mf/h;

O dispositivo conta ainda com uma saída de monitoramento com uma tensão de 2,5 V (tip).

Os dispositivos da série são dados em três versões que diferem apenas em relação ao tamanho dos fios entre os elementos ionizadores e as fontes de alimentação.

Na figura 2 temos o modo de se medir a quantidade de íons gerados utilizando um contador de íons.

 


 

 

A medida da quantidade de íons gerador é medida co m o arranjo mostrado na figura 3.

 


 

 

Numa aplicação em que uma quantidade maior de íons deve ser gerada, várias unidades podem ser ligadas em paralelo.