A Mean Well é especializada em conversores DC-DC, fontes chaveadas, fontes para LEDs e outros produtos destinados a alimentação. Uma linha recentemente lançada de produtos é a formada pelos conversores DC-DC SKM10 & DKM10 de 10 W de potência para aplicações em telecomunicações, comunicações de dados, redes sem fio, controle industrial, instrumentação, detectores, etc. Veja mais neste artigo sobre esta linha de componentes.

Os conversores DC-DC da série SKM10 e DKM10 da Mean Well são distribuídos pela Mouser Electronics. Veja mais em: http://www.mouser.com/new/meanwell/meanwell-dc-dc-regulated-converters/

Nesta página também pode ser acessado o datasheet com as características dos componentes desta linha que comentamos neste artigo.

Na figura 1 temos o aspecto dos componentes desta linha que são fornecidos em invólucros DIP de 1” x 1” com pinagem padronizada.

 

Figura 1 – SKM10
Figura 1 – SKM10

 

 

Figura 2 – DKM10
Figura 2 – DKM10

 

As séries SKM10 e DKM10 são formadas por módulos conversores DC-DC de 10 W isolados e regulados.

A eficiência chega aos 90% e a faixa de temperaturas de operação vai de -40 a +85º Com uma tensão de isolamento de 1, kVdc.

Os módulos estão disponíveis em diversas faixas de tensões de entrada: 4,7 – 9 V, 9 – 18 V, 18 – 36 V e 36 – 75 V. as tensões de saídas disponíveis são de 3,3 V/5 V/ 12 V/ 15 V para saída simples de simétricas (+/-) 5 V, 12 V e 15 V, compatíveis com todos os tipos de sistema como controle industrial, telecom, distribuição de energia, etc.

A frequência de comutação é de 300 kHz, com um recurso de controle remoto e trava com subtensão que varia conforme o tipo.

Em caso de curto-circuito após a proteção atuar, se o curto for removido ocorre a recuperação do funcionamento.

Na figura 2 temos o circuito típico de aplicação mostrando como um ajuste pode ser feito com um trimpot externo.

 

Figura 2 – Modos de ajuste
Figura 2 – Modos de ajuste

 

A corrente de saída máxima depende da tensão podendo ser consultada no datasheet.

O código de especificação é dado abaixo.

 


 

 

Observe que pela designação do tipo temos a tensão de entrada, a tensão de saída e a potência.