Anunciado em nosso artigo COM1859, este controlador step-down da Maxim, disponibilizado pela Mouser Electronics possui características que o tornam ideal para uma infinidade de aplicações. Por esse motivo, decidimos detalhar melhor suas características e aplicações para os leitores interessados neste tipo de componente.

O MAX17548 consiste num controlador de duas saídas tipo step down que funciona com tensões de entrada de 4,5 a 42 V e fornece saídas de 0,8 a 24 V podendo ser usado em fontes separadas de 10 A ou uma fonte simples de 20 A.

A frequência de comutação pode ser ajustada entre 100 kHz e 2,2 MHz, e ele inclui diversos recursos que podem ser acessados no datasheet no link: https://br.mouser.com/pdfdocs/MAX17548.pdf.

As principais aplicações sugeridas são em fontes de alimentação industriais, sistemas de distribuição de energia DC, controle de movimento, PLCs, controle numérico computadorizado entre outras.

O circuito suporta ainda o uso de um resistor externo para sensoriamento de corrente como um sensoriamento indutivo.

Uma característica importante é a capacidade de excitar dois controladores em oposição de fase de modo a reduzir as perdas e também o ruído devido à ESR do capacitor de entrada.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos deste controlador.

 

Figura 1 – Diagrama de blocos.
Figura 1 – Diagrama de blocos.

 

Máximos absolutos e características elétricas podem ser obtidos no datasheet no link indicado. Neste link também podem ser obidas diversas curvas e informações adicionais para projeto.

O invólucro é o TQFN de 5 x 5 mm mostrado na figura 2.

 

Figura 2 – Invólucro
Figura 2 – Invólucro

 

Os nomes das funções e sua descrição também estão disponíveis no datasheet.

Nesta documentação também temos uma descrição detalhada de todas as funções, importante para o desenvolvimento de um projeto assim como o cálculo passo a passo dos componentes externos.

O primeiro circuito de aplicação que encontramos é de uma fonte dual de 5 V com 5 V e 3,3 V com 10 A, mostrada na figura 3.

 

Figura 3 – Fonte de 5 e 3,3 V com o MAX17548
Figura 3 – Fonte de 5 e 3,3 V com o MAX17548

 

Esta fonte é baseada em resistores de sensoriamento de corrente (R8 e R9).

Na figura 4 temos um exemplo de fonte em que o sensoriamento da corrente é feito por um indutor.

 

Figura 4 – Exemplo de fonte de 5 e 3 V com sensoriamento por indutor
Figura 4 – Exemplo de fonte de 5 e 3 V com sensoriamento por indutor

 

A Mouser Electronics disponibiliza este componente através do link: https://br.mouser.com/new/maxim-integrated/maxim-max17548-controllers/