O Site do Hardware Livre - OSHW

Conheça o MAX17548 Controlador de Saída Dupla Step Down de 42 V (ART3960)

Anunciado em nosso artigo COM1859, este controlador step-down da Maxim, disponibilizado pela Mouser Electronics possui características que o tornam ideal para uma infinidade de aplicações. Por esse motivo, decidimos detalhar melhor suas características e aplicações para os leitores interessados neste tipo de componente.

O MAX17548 consiste num controlador de duas saídas tipo step down que funciona com tensões de entrada de 4,5 a 42 V e fornece saídas de 0,8 a 24 V podendo ser usado em fontes separadas de 10 A ou uma fonte simples de 20 A.

A frequência de comutação pode ser ajustada entre 100 kHz e 2,2 MHz, e ele inclui diversos recursos que podem ser acessados no datasheet no link: https://br.mouser.com/pdfdocs/MAX17548.pdf.

As principais aplicações sugeridas são em fontes de alimentação industriais, sistemas de distribuição de energia DC, controle de movimento, PLCs, controle numérico computadorizado entre outras.

O circuito suporta ainda o uso de um resistor externo para sensoriamento de corrente como um sensoriamento indutivo.

Uma característica importante é a capacidade de excitar dois controladores em oposição de fase de modo a reduzir as perdas e também o ruído devido à ESR do capacitor de entrada.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos deste controlador.

 

Figura 1 – Diagrama de blocos.
Figura 1 – Diagrama de blocos.

 

Máximos absolutos e características elétricas podem ser obtidos no datasheet no link indicado. Neste link também podem ser obidas diversas curvas e informações adicionais para projeto.

O invólucro é o TQFN de 5 x 5 mm mostrado na figura 2.

 

Figura 2 – Invólucro
Figura 2 – Invólucro

 

Os nomes das funções e sua descrição também estão disponíveis no datasheet.

Nesta documentação também temos uma descrição detalhada de todas as funções, importante para o desenvolvimento de um projeto assim como o cálculo passo a passo dos componentes externos.

O primeiro circuito de aplicação que encontramos é de uma fonte dual de 5 V com 5 V e 3,3 V com 10 A, mostrada na figura 3.

 

Figura 3 – Fonte de 5 e 3,3 V com o MAX17548
Figura 3 – Fonte de 5 e 3,3 V com o MAX17548

 

Esta fonte é baseada em resistores de sensoriamento de corrente (R8 e R9).

Na figura 4 temos um exemplo de fonte em que o sensoriamento da corrente é feito por um indutor.

 

Figura 4 – Exemplo de fonte de 5 e 3 V com sensoriamento por indutor
Figura 4 – Exemplo de fonte de 5 e 3 V com sensoriamento por indutor

 

A Mouser Electronics disponibiliza este componente através do link: https://br.mouser.com/new/maxim-integrated/maxim-max17548-controllers/ 

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Eventos, Viagens e Muito Mais (OP196)

Iniciamos setembro com muitas novidades. No final de agosto tivemos dias 29 e 30 a IoT Latin America no Expo Center Transamérica em São Paulo – SP, onde ficamos no estande da Mouser atendendo nossos amigos e colaboradores. Tiramos muitas fotos e atendemos a muitos, recebendo de professores e outras pessoas convites para palestras.

Leia mais...

Sensatez
Toda coisa sensata já tem sido pensada; apenas, tem que se tentar pensá-la de novo. (Alles Gesceite ist schon gedacht worden, man muss nur versuchem, es noch einmal zu danken.)
Goethe (1749 - 1832) - citado em Anos de Aprendizado - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)