A Infineon Technologies possui na sua linha de produtos o shield Arduino para motor de passo com os circuitos integrados IFX9201 e XMC1300. Disponível na Mouser Electronics, este kit consiste numa alternativa muito interessante para projetos de robótica e automação usando Arduino com motores de 2-3 A por bobina. Neste artigo analisamos este shield.


MIC035S

Para mais informações, o datasheet pode ser acessado em: https://www.mouser.com/pdfdocs/Infineon-Stepper_Motor_Control_Shield_with_IFX9201SG_XMC1300_for_Arduino-UM-UM-v01_00-EN.pdf . No link dado a seguir o leitor pode também obter de como adquirir este shield na Mouser Electronics. https://www.mouser.com/new/Infineon-Technologies/infineon-stepper-motor-control-shield/ .

 

Figura 1 – Os terminais do shield
Figura 1 – Os terminais do shield

 

Conforme podemos ver pela foto, o shield contém vários circuitos integrados consistindo numa solução completa para o controle de motores de passo. O circuito contém um microcontrolador de 32 bits com lógica de controle e, além disso, duas pontes H integradas do tipo IFX9201SG com capacidade de operar com correntes de pico de 6 A.

Ele foi projetado para ser usado como um shield com o Boot Kit XMC1100 ou o Relax Kit XMC4700 para 5 V, mas pode também ser controlado por outros métodos.

Na figura 2 temos o modo básico de se utilizar o shield com suas conexões ao motor e ao Arduino.

 

Figura 2- Conexões externas
Figura 2- Conexões externas

 

Para mais informações sobre o funcionamento dos motores de passo sugerimos consultar nossos artigos MEC013 e MEC306.

O shield de Infineon pode operar em duas modalidades. A primeira é a de passo completa que oferece maior torque e maior facilidade de controle, mostrada na figura 3.

 

Figura 3 – Controle de passo completo
Figura 3 – Controle de passo completo

 

A outra modalidade é a de meio passo que permite obter maior número de passo, mas que exige a circulação permanente de correntes através das bobinas do motor, o que é mostrado na figura 4.

 

Figura 4 – Operação com meio passo
Figura 4 – Operação com meio passo

 

No manual de uso dado no link no início do artigo são dados os procedimentos para o uso correto do shield. Na figura 5 temos o modo de se usar a placa com a conexão das duas fontes, sendo uma de acordo com as características do motor e a outra de 5 V para o circuito controlador.

 

Figura 5 – Conexão do motor e do microcontrolador ou outro circuito de controle
Figura 5 – Conexão do motor e do microcontrolador ou outro circuito de controle

 

 

Na tabela abaixo temos a lógica usada no controle.

 


 

 

Os detalhes da configuração do circuito também são dados na documentação da Infineon, inclusive o firmeware no link . http://www.infineon.com/ifx9201sg-stepper-motor-shield .