NOSSAS REDES SOCIAIS -

Laser drive ATR0881 (COM2506)

A Atmel (www.atmel.com) apresenta a melhor solução para excitação de diodos LASER em aplicações como HD-DVD, Blu-ray, DVD e CD. O componente, denominado ATR0881, consiste num circuito integrado driver de diodo laser para uso aplicações de multimídia. O componente tem invólucro de 4 mm x 4 mm (QFN24), sendo a menor solução disponível atualmente para esse tipo de aplicação.

Nota: o artigo é de 2007. Veja no site da empresa equivalentes mais recentes para uma nova aplicação.

O invólucro é livre de chumbo, com uma parte metálica exposta no topo para facilitar a dissipação. No fundo, a parte metálica que normalmente se encontra nos invólucros semelhantes convencionais causa dificuldades devido à sua inacessibilidade para o projeto de circuitos, o que não ocorre com o ATR0881.

Apesar de possuir 3 saídas para que 3 diodos laser sejam conectados — azul, vermelho e infravermelho (conforme a aplicação em HD-DVD e Blu-ray, DVD e CD) - ele é colocado no mesmo invólucro de 24 pinos convencional usado para drivers de laser de duas saídas.

O ATR0881 é o primeiro de sua categoria que possui uma interface serial. Enquanto os drivers de diodo laser convencionais possuem ganho fixo entre a entrada e a saída, o ganho de cada um dos 5 canais do ATR0881 pode ser programado individualmente utilizando-se a interface serial. Como resultado disso, este Cl é extremamente flexível evitando o reprojeto dos circuitos em função dos ganhos.

A interface serial também pode ser utilizada para se fixar todos os parâmetros do oscilador integrado, incluindo a frequência, amplitude e expansão do espectro.

Os drivers de diodos laser precisam normalmente de até 6 resistores externos e pinos para fixar os parâmetros dos osciladores. Com o ATR0881 esses resistores externos não são necessários, reduzindo-se assim a quantidade de material para o projeto.

As exigências de precisão de frequência do oscilador são muito altas para assegurar baixo nível de interferência eletromagnética. Devido à tolerância dos resistores, os drivers comuns de diodos laser somente alcançam uma precisão máxima de 10%.

Por outro lado, projetos empregando o ATR0881 alcançam desvios de frequência menores do que 5% graças ao contador de frequência integrado no próprio driver. Comparado com os dispositivos concorrentes, o ATR0881 pode opcionalmente ser ajustado para operar no modo sincronizado, onde todos os canais de gravação são sincronizados com o segundo canal, possibilitando assim a geração de pulsos muito agudos para aumentar a segurança dos dados.

Termos usados:

DVD = Digital Versatile Disc

HD = High Density

LDD = Laser Diode Drivers

QFN = Quad Flat No Leads

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Filosofia
A filosofia serve apenas para refutar a filosofia.
Willem Bilderdijk (1756 1831) Carta a Kinter - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)