A Fujitsu (www.fujitsu.com) lançou um novo controlador para display gráfico especialmente projetado para sistemas de navegação veicular, com foco no mercado norte-americano.

 

Nota: O artigo é de 2007. Verifique a existência de componentes equivalentes mais recentes para um novo projeto.

 

O controlador, que recebeu a denominação MB86276, é indicado para aplicações 3D, já estando em uso em veículos europeus e japoneses. Na versão 2D o GDC MB86276 é recomendado para navegação de médio alcance e também para o mercado de entretenimento, que também está emergindo na América do Norte.

O MB86276 2D GDC inclui muitos dos recursos oferecidos na versão 3D como: suporte duplo de display, captura de vídeo, opções alpha-blending múltiplas, e buffer Z de 16 bits, que possibilita a realização de operações 3d de baixo nível.

Esse dispositivo incorpora o controlador de display, mecanismo de renderização, unidade de entrada de vídeo, originalmente desenvolvida para a versão 3D, além de outros recursos. Um processador central otimizado permite conexões mais diretas com a CPU, assim, o 2D GDC pode ser conectado a uma ampla gama de processadores e controladores de diversos fabricantes. Todos os drivers disponíveis para o sistema operacional (desenvolvidos para a família 3D GDC) podem ser usados com o 2D GDC, com um mínimo de modificações.

A frequência interna e de memória é de 133 MHz, e o clock de base para o display opera em 400,9 MHz. As resoluções do display vão de 320 x 240 a 1280 a 768. As profundidades de cores vão de 8, 16 ou 24 bits por pixel.

O tamanho máximo da camada lógica é de 4096 x 4096 pixels. Camadas específicas podem ser misturadas facilmente usando MIC23050/51 o alpha map, o que pode ser livremente aplicado em cada uma das seis camadas disponíveis, possibilitando assim uma taxa de 8 bits por pixel. Cada pixel pode ser mixado de modo a se obter um excelente controle dos níveis de transparência.

DMAs externo e interno são suportados através de uma interface externa SDRAM de 32 bits para mais de 64 MB de memória gráfica. Uma interface I2C também é incluída, assim como entradas e saídas PIO.

A saída dual do display possibilita o uso em aplicações múltiplas.

O MB86276 oferece todas as capacidades 2D do MB9629x 3D GDC, incluindo o mapeamento de textura, mistura alpha, sombreamento Gouraud, e saída dupla. Usando-se o modo de saída dupla, o GDC pode individualmente excitar dois displays conectados com igual resolução.

O controlador pode ser conectado a displays utilizando duas interfaces independentes ou apenas uma com alguma lógica de multiplexação. Dessa forma, é possível o componente ser empregado em diversas aplicações com dois displays, como jogos no assento traseiro, duas unidades de monitoramento, etc. Na figura 1 temos o diagrama de blocos do dispositivo.