A Honeywell (www.honeywell.com/sensing) possui uma ampla linha de sensores de umidade. Com entrada direta para controlador ou outro dispositivo, a Série HIH-4010/4020/4021 apresenta saída em tensão aproximadamente linear. Com uma corrente de alimentação típica de apenas 200 µA, é ideal para sistemas operados a bateria.

 

As versões 4020 e 4021 possuem encapsulamento de proteção para ambientes mais agressivos, sendo que a última (4021) também é resistente à condensação. Todos os modelos são disponíveis em duas configurações de distância entre terminais e com ou sem dados individuais de calibração (reduz ou elimina custos de calibração).

Com ajuste a laser, possui um elemento sensor capacitivo em polímero termo-encolhível com um chip integrado para condicionamento de sinal. A construção multicamadas proporciona excelente resistência a sujeira, poeira, óleos e agentes químicos comuns.

Em setembro, a Honeywell expandiu a família HIH (sensores de umidade) com o lançamento das versões SMD: HIH-4030 e HIH-4031. São produtos com preços competitivos, destinados a aplicações de alto volume.

 


 

 

As versões SMD podem ser usadas em máquinas automatizadas de inserção de componentes, eliminando o desalinhamento ocasionado através dos furos de passagem das placas de circuito impresso.

Com saída aproximadamente linear (analógica) e baixo consumo de corrente, ambos possuem encapsulamento robusto; o HIH-4031 é resistente à condensação e contém um filtro hidrofóbico, o qual proporciona resistência a contaminantes comuns, incluindo sujeira, poeira, óleos e alguns agentes químicos.

Aplicações potenciais abrangem controles residenciais ou prediais (umidostatos, termostatos, umidificadores), equipamentos médicos, desumidificadores, metrologia, refrigeração industrial, secadoras, impressoras e copiadoras industriais.