Na sua linha de sensores a Honeywell (www.honeywell.com) destaca a série HIH-3610 de sensores de umidade, especialmente indicados para aplicações como refrigeração, secagem, metrologia, sistemas alimentados por bateria etc.

 

Nota: O artigo é de 2007

 

Esses componentes também são sugeridos para usuários de grandes quantidades como OEM (Original Equipment Manufacturers).

A principal característica desse componente é poder interfacear diretamente com microcontroladores, pois ele tem uma saída de tensão linear que pode ser aplicada ao pino ADC.

A corrente drenada também é muito baixa, da ordem de 200 µA, o que possibilita sua aplicação em equipamentos alimentados por bateria. A tecnologia de fabricação ajustada a laser torna o elemento sensor capacitivo preciso, além de ter uma construção robusta que permite sua operação em ambientes rudes.

A saída de tensão varia entre 0,8 V a 3,9 V e a estabilidade é de 1% durante 5 anos. A tensão de alimentação está na faixa de 4 V a 5,6 V, com um consumo de 200 µA em 5 V.Os sensores podem ser encomendados com uma tabela de calibração.

Na figura 1 temos a estrutura básica desse sensor.

 


 

 

Conforme mostra a figura 2, a saída desse sensor consiste numa tensão proporcional à umidade relativa. A precisão obtida é de 2% na escala de O a 100% de umidade relativa (RH).