Nosso destaque vai para a série 7 de FPGAs da Xilinx indicados para aplicações que vão desde as de baixo custo e pequeno fator de forma, sensíveis ao custo para aplicações de grande volume, até as indicadas para aplicações que exigem conectividade ultra-alta, com grande capacidade lógica, processamento de sinal de alta capacidade.

Este artigo foi preparado com base em informações do datasheet desta série de FPGAs que pode ser acessado em: https://www.mouser.com/datasheet/2/903/ds180_7Series_Overview-1591537.pdf .

Esta série compreende 4 famílias FPGAs otimizados para as aplicações indicadas conforme indicado a seguir:

- Família Spartan®-7 – otimizada para aplicações de baixo custo, menor potência e alta performance I/O. Disponíveis em invólucros de pequenas dimensões com melhor fator de forma.

- Família Artix®-7 - otimizada para aplicações de baixa potência que exigem transceivers serial e alta capacidade lógica e DSP.

- Familia Kintex®-7 – Otimizada para a melhor relação custo-performance com desempenho 2 vezes melhor quando comparada com a geração anterior.

- Família Virtex®-7 – otimizada para a melhor performance de sistema ecapacidade 2 vezes maior em relação à geração anterior.

Uma tabela de comparação, fornecida no datasheet permite analisar o desempenho de cada família.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

No datasheet podem ser acessadas tabelas adicionais com informações sobre os dispositivos específicos disponíveis de cada uma das famílias.

Além disso, são encontradas informações sobre o funcionamento detalhado dos dispositivos, o que permite ao projetista escolher o tipo específico para sua aplicação.

Outro ponto importante é uma tabela que permite escolher entre as diversas famílias as designações dos dispositivos conforme o grau de velocidade, a faixa de temperaturas de operação e a faixa de tensões de operação.

No datasheet encontramos ainda uma relação de todos os tipos com acesso direto por link à Mouser, lembrando que o datasheet é de 2018 e que muitos dos tipos indicados podem ter sido descontinuados desde então e que outros tipos podem ter sido acrescentados à lista.

Uma consulta prévia sempre é interessante podendo ser feita com base nas informações da Mouser Electronics.