Um componente importante para o projeto de instrumentos para aplicações médicas é o amplificador operacional. Neste caso, inclui-se a citometria de fluxo que exige o emprego de sensores ópticos de alta velocidade, no caso foto-diodos, cujos sinais devem ser processados por amplificador operacionais com características especiais. Nesta categoria de componentes em seu manual de aplicações médicas, a Texas Instruments sugere o THS4631, de que tratamos neste artigo.

Nas aplicações que envolvem citometria de fluxo, além de outros como sistemas de teste e medida, devem ser empregados amplificadores operacionais com características especiais. É o caso do THS4631 que consiste num amplificador operacional com entrada por FET, da banda larga e de alta tensão, sendo ideal para aplicações com foto-diodos, como mostrado na figura 1.

 

Circuito de aplicação com foto-diodo
Circuito de aplicação com foto-diodo

 

 

As características deste componente o tornam ideal para aplicações que exijam uma alta impedância de entrada e alta tensão de alimentação, por exemplo, +/-15 V. O circuito THS4631 te uma corrente quiescente de apenas 100 pA e tem uma taxa de crescimento de 1000 V/us com um produto faixa passante-ganho de 210 MHz.

Com estas características além de outras, ele pode operar com fontes de sinais muito baixos, como foto-diodos, mantendo ainda uma relação elevada sinal/ruído. Na figura 2 temos um circuito para o módulo de avaliação (EVM) que é fornecido pela Texas Instruments. No data sheet do componente pode-se obter o layout a placa além de outras características importantes para projetos que utilizem este componente.

 

Circuito de avaliação (EVM).
Circuito de avaliação (EVM).

 

Destaques:

* Faixa passante elevada: 325 MHz para ganho unitário

* 210 MHz de produto ganho x faixa passante

* Taxa de crescimento: 900 V/us (G = 2)

* Baixa distorção: -76 dB, SFDR em 5 MHz

* Corrente máxima de polarização de entrada: 100 pA

* Faixa de tensões de alimentação: +/- 5 V a +/- 15 V

* Corrente elevada de saída: 95 mA

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

 

Para mais detalhes sobre este componente veja o Datasheet do THS4631