Um produto de destaque para redes LIN é o TJA1021 da NXP (www.nxp.com) que consiste na interface entre as os controladores mestre/escravo de protocolo para redes Local Interconnect Network (LIN) e o barramento físico numa LIN. Este componente é basicamente destinado para aplicações em sub-redes de veículos utilizando taxas de bauds de 1kB a 20 kB e está de acordo com a norma LIN 2.0/SAE J602. O TJA1021 é pino a pino compatível com o TJA1020 mas melhorado em relação a ESD. Na figura 1 temos o seu diagrama de blocos.

 

Diagrama de blocos do TJA1021.
Diagrama de blocos do TJA1021.

 

A corrente de dados transmitidos do controlador de protocolo na entrada de transmissão de dados (TXD) pe convertida pelo TJA1021 num sinal de barramento com uma taxa de crescimento otimizada de conformação de onda para minimizar a emissão eletromagnética (EMC). O pino de saída do barramento LIN é colocado no nível alto via um resistor de terminação interno. Para uma aplicação mestre, um resistor externo em série com um diodo deve ser conectado entre o pino INH ou pino Vbat e pino LIN. O receptor detecta a corrente de dados no pino de entrada de barramento LIN e o transfere via pino RXD para o microcontrolador.

No modo sleep, o consumo de energia do TJA1021 é muito baixa. No modo de falha, o consumo é reduzido a um mínimo. Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação.

 

Circuito de aplicação num barramento LIN.
Circuito de aplicação num barramento LIN.

 

Destaques:

* Taxa de dados até 10 kBd

* Emissão eletromagnética muito baixa (EMC)

* Grande imunidade eletromagnética a EMI

* Níveis de entrada compatíveis com dispositivos de 3,3 V e 5 V

* Resistor de terminação integrado para aplicações como LIN escravo.

* Protegido termicamente

 

Mais informações sobre este componente podem ser obtidas no Datasheet do TJA1021.

 

Entre em contato com o representante da NXP para obter mais detalhes sobre a comercialização deste componente.