A Linear Technology (www.linear.com) tem como destaque o circuito integrado LTC6802, um monitor de bateria capaz de monitorar o estado de até 12 baterias individualmente. O dispositivo utiliza tecnologia que possibilita a integração de diversos LTC6802 em serie com opto-acopladores ou isoladores, para monitoramento de precisão de cada célula em bancos de baterias conectadas em série.

Este tipo de configuração de baterias é utilizada em aplicações de alta potência como veículos elétricos, scooters, carros de golfe, cadeiras de rodas, barcos, robôs, equipamento médico portátil e no-brakes.

Com densidade superior de energia, as baterias de Lítio-Ion são escolhidas como fontes de energia para estas aplicações. No entanto, projetar um banco de baterias confiável é um problema complexo, já que estas baterias são sensíveis a sobrecarga e sobre-descarga, exigindo que cada célula do conjunto seja corretamente gerenciada. Com o LTC6802 isso é possível com tensões conjuntas até 1000 V.

O erro máximo total medido é garantido em menos de 0,255 na faixa de -40º C a +85º C e as tensões da célula são medidas em intervalos de 13 ms. Cada célula é monitorada para as condições de sobretensão e subtensão. Cada lTC6802 se comunica através de uma interface serial de 1 MHz e além disso inclui entradas para sensores de temperatura, linhas GPIO e uma referência de tensão precisa. Na figura 1 temos um diagrama de aplicação típica do dispositivo.

 

Diagrama típico de aplicação para o LlTC<span class=
Diagrama típico de aplicação para o LlTC6802.

 

Diagrama de aplicação simplificado.
Diagrama de aplicação simplificado.

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

 

Datasheet do LTC6802