A Linear Technology recomenda o LT3573, um regulador chaveado tipo flyback monolítico com uma chave de potência NPN de 1,25 A integrada. O LT3573 simplifica o projeto de conversores flyback já que ele não exige um terceiro enrolamento e nem um acoplador óptico para sensoriar a tensão de saída, pois ela pode ser sensoriada da tensão aplicada ao enrolamento primário. O LT3573 opera com tensões de entrada de 3 V a 40 V e tem uma potência de saída que chega aos 7 W. Suas aplicações incluem equipamentos industriais, médicos, comunicação de dados e automotivas.

O LT3573 opera no modo "Boundary" que tem frequência de corrente variável num esquema de comutação que resulta numa regulação de +/3% em toda a faixa de tensões. Neste modo de operação pode-se utilizar transformadores menores quando em comparação com os projetos de modo contínuo de condução. A tensão de saída é facilmente ajustada por resistores externos.

Destaques adicionais do LT3573 incluem um LDO on-board para alimentar o terceiro enrolamento, partida suave, lockout em caso de subtensão e compensação de temperatura. O invólucro é o MSOP-16.

Na figura 1, um conversor para 300 V.

 

Conversor de 300 V com o LT<span class=
Conversor de 300 V com o LT3573.

 

Na figura 2 temos um circuito para 5 V.

 

Regulador chaveado de 5 V.
Regulador chaveado de 5 V.

 

Regulador com 4 saídas de tensão.
Regulador com 4 saídas de tensão.

 

 

Mais informações sobre este componente, além de diversos outros circuitos práticos, podem ser obtidas no Datasheet do LT3573

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente