A Linear Technology (www.linear.com) destaca o LT5554, um amplificador de frequência intermediária (FI) de banda larga, digitalmente programável, com um ganho de 48 dBm OIP3 em 200 MHz. Além disso, este amplificador tem um nível muito baixo de ruído, habilitando-o a uma performance com faixa dinâmica muito alta em receptores de comunicação sem fio e sistemas de processamento de sinais. Seu ganho é digitalmente programável entre 2 dB e 18 dB em passos de 7 bits, produzindo uma resolução de 0,125 dB por passo no controle de ganho, para controle de granulação. O amplificador demora menos de 5 ns para aceitar uma mudança de ganho, produzindo assim um ruído de comutação muito baixo o que o leva a possibilidade de operar com AGCs rápidos e precisos. Sua etapa de saída tem uma capacidade de excitar cargas de 50 ? com baixa distorção e ruído.

Destaca-se ainda neste componente sua performance IOP, que se mantém constante numa ampla faixa de variações da intensidade do sinal. Isso o diferencia de seu concorrente mais próximo que mantém uma faixa de apenas +/- 1 dB. Com a geração atual de tecnologia sem fio como a LTE (Long-Term Evolution) e WiMAX que usam sinais modulados com um fator de crista de 12 dB, a necessidade de manter a linearidade numa ampla faixa de níveis de sinais e importante para se manter uma performance consistente para a estação base. Além disso, o LT5554 tem uma excelente precisão de ganho, de +/- 0,1 dB na faixa de -40 a 85º C que é 5 vezes melhor que os concorrentes.

O LT5554 tem entradas e saídas diferenciais. Suas saídas diferenciais podem excitar diretamente cargas de 50 ?. O amplificador pode ser sobre-excitado e pode recuperar a qualidade do sinal rapidamente, em menos de 5 ns. Estas características o tornam ideal para excitar ADCs de alta resolução e alta velocidade, onde o ruído de amostragem pode ser reacoplado aos circuitos de RF e os circuitos de FI.

O LT5554 é alimentado por fonte simples de 5 V drenando uma corrente nominal de 200 mA. O chip pode ser cortado pela entrada ENABLE, caso em que o consumo cai a 4 mA. O dispositivo é fornecido em invólucro de 5 x 5 mm de 32 terminais para montagem em superfície (QFN).

Na figura 1, um circuito de avaliação.

 

Circuito de avaliação.
Circuito de avaliação.

 

 

Destaques:

* OIP3 : 48 dBm @ 200 MHz, 2 Vpp, 50 ?

* IMD3 - distoção por intermodulação de terceira ordem: - 88 dBc @ 200 MHz, 2 Vpp, 50 ?

* Saída P1dB (1 dB de compressão): 20 dBm @ 70 MHz

* Resolução de passo mínima> 0,15 dB

* Faixa de ganhos: 1,725 dB a 17,6 dB

* Figura de ruído: 10 dB com ganho máximo

Mais informações podem ser obtidas no Datasheet do LT5554

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente