Esta informação técnica sobre o componente da ST Microelectronics foi elaborada com base em documentação do próprio fabricante. Assim, se o leitor deseja fazer algum projeto usando o componente, sugerimos que consulte a ST antes, para verificar como o componente pode ser obtido e se existe algum outro mais recente que o substitua.

Um novo circuito integrado foi apresentado pela A ST Microelectronics (www.stmicro.com) recentemente. Trata-se do STA370BWS que viabiliza a montagem de um eficiente sistema de áudio digital, utilizando a tecnologia Sound Terminal (tm). O novo circuito integrado pode fornecer dois canais de 20 W em carga de 8 ? ou ainda dois canais de 9 W e mais um de 20 W em cargas de 8 ? com 18 V de alimentação.

Vamos descrever aqui a utilização deste componente que pode operar com tensões de alimentação de 7,0 a 21,5 V sendo ideal para aplicações em som doméstico.

O circuito integrado STA370BWS pode operar nas seguintes configurações:

- Dois canais PWM de 2 x 20 W em carga de 8 ? com 18 V + mais saída PWM

- Dois canais de 20 W em carga de 8 ? com 18 W mais entrada estéreo.

- 2+1 canais binários PWM (esquerdo, direito e centro) de 2 x 9 W mais 1 x 20 W.

As capacidades de carga são de 11 W em 8 ? com 14 V ternário e 20 W em 4 ? com 14 V ternários. O dispositivo ainda possui outras características de destaque como taxas de amostragem selecionáveis entre 32 e 128 kHz, tudo com mapeamento e programação digital I2C. Na figura 1 temos o circuito básico utilizando este componente.

 

Circuito básico do amplificador.
Circuito básico do amplificador.

 

Na figura 2 temos os filtros de baixa frequência ligados nas saídas para acoplamento dos alto-falantes.

 

Filtros de saída para os alto-falantes.
Filtros de saída para os alto-falantes.

 

Mais informações sobre este componente podem ser obtidas no Datasheet do STA370BWS

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente