Este artigo foi elaborado a partir de documentação da própria Texas Instruments de 2010. Sugerimos verificar com a Texas a disponibilidade dos componentes antes de se realizar qualquer projeto.

Os novos circuitos integrados da Texas consistem nma solução interessante para alimentação de Modems CPE via cabo, set top boxes, cartões de áudio e gráficos e servidores. Estes circuitos integrados receberam as denominações TPS40192 e TPS40193 dadas pela Texas Instruments (www.ti.com).

Esses componentes, em invólucros de10 pinos, consistem em controladores sincronizados do tipo buck com power good operando com tensões de entrada de 4,5 V a 18 v.

Esses controladores implementam uma arquitetura com controle em modo de tensão com a freqüência de comutação fixada tanto em 600 kHz (TPS40192) como 300 kHz (TPS40193). O uso de freqüências mais altas facilita a escolha de indutores de menores valores e também ajuda a reduzir os valores dos capacitores usados na filtragem.

Também deve-se destacar um sistema de condução anti-cruzamento para os FETs de potência que evita que, em qualquer momento os dois transistores usados na fontes estejam em condução ao mesmo tempo. Causando assim um curto-circuito.

Com essas possibilidades, é possível implementar fontes de alimentação com tamanhos reduzidos e altos rendimentos.

A detecção de curto-circuitos é feita pelo sensoriamento da queda de tensão de um dos lados do MOSFET, sendo esse valor comparado com um valor selecionado pelo usuário, de 100 mV, 200 mV ou 280 mV.

O limiar de disparo do comparador é fixado por resistor externo ligado entre COMP e GND. Esse resistor sensoria a partida da fonte. A limitação da corrente é feita pulso por pulso do outro lado do circuito, com um valor fixo de 550 mV.

Quando o controlador sensoria um curto-circuito, os dois MOSFETs são desligados por um certo tempo e depois ligados novamente. Isso permite que potência seja dissipada no caso de uma falha continuada.

 

Principais Características:

* Faixa de tensões de entrada: 4,5 V a 18 V

* Até 20 A de corrente de saída

* Opera com saídas pré-polarizadas

* Referência de 0,591 v com 0,5% de precisão

* Freqüências de 300 kHz e 600 kHz conforme o tipo

* Regulador interno de 5 V

 

Na figura 1 temos o circuito de aplicação típico desses componentes.

 

Circuito de aplicação
Circuito de aplicação

 

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

Datasheet do TPS40192