Esta informação técnica sobre componente foi elaborada em 2008 com base em documentação da própria Vishay. Nela tratamos do lançamento de uma nova linha de resistores. Será conveniente consultar o fabricante antes de utilizar a linbha em projetos, pois podem existir novas linhas que a substituam.

Esta série recente resistores moldados Z-foil da Vishay (www.vishay.com) se caracteriza pelas características de ultra alta precisão que combina um TCR típico de +/- 0,05 ppm/oC, PCR de +/- 5 ppm na potência especifica, tolerância de +/- 0,01% e ESD acima de 25 000 V.

Os novos resistores são construídos com a revolucionária tecnologia "Z-Foil" da Vishay, que oferece uma significativa redução da sensibilidade do componente resistivo às variações de temperatura ambiente (TCR) e às mudanças na energia aplicada (PCR). A Z-Foil melhora a estabilidade em uma ordem de grandeza, quando comparada com qualquer outra tecnologia de resistores, permitindo aos projetistas garantir um alto grau de precisão nas aplicações que utilizam resistores fixos.

Com terminações flexíveis, para garantir mínima transferência de esforços mecânicos da PCI, devida a uma diferença nos coeficientes de expansão térmica (TCE), os componentes oferecem uma ampla gama de valores de resistência, de 5 O a 80 kO, com qualquer valor e com qualquer tolerância disponíveis para os projetistas utilizarem de acordo com as exigências específicas de suas aplicações.

As aplicações dos novos componentes incluem amplificadores de precisão, instrumentação de alta precisão, equipamentos de testes médicos e automáticos, equipamento de áudio na faixa de alto luxo, equipamento de varredura e gravação de feixe de elétrons, além de equipamentos e instrumentação militar, aeroespacial e de aplicações sub-superfície (down-hole).

O SMR1DZ apresenta uma potência nominal de 250 mW e o SMR3DZ uma potência nominal de 600 mW, a 70°C. Ambos possuem uma estabilidade de vida da carga de ±0,005% para 2.000 horas, a 70°C, um baixo coeficiente de tensão, < 0,1 PPM/°C, ruído de corrente menor do que -40 dB e baixo EMF térmico, de 0,05 µv/°C. Eles oferecem um rápido tempo de subida sem oscilações, de 1,0 ns, e um projeto não indutivo ( < 0,08 µH) sem pontos quentes. Os resistores oferecem o máximo em imunidade ESD, suportando descargas eletrostáticas acima de 25 kV, para maior confiabilidade.

Na figura 1 uma aplicação em amplificadores de precisão.

 

Aplicação prática
Aplicação prática

 

 

Datasheet do SMR1DZ