O Site do Hardware Livre - OSHW

Amplificador para instrumentação x1000 (COM083)

Com base em documentação de 2007 do próprio fabricante, elaboramos esta informação sobre componente, a qual foi publicada na época. Sugerimos, pois, verificar a disponibilidade do componente, antes de elaborar algum projeto que o utilize. Consulte também o fabricante sobre a possibilidade de se obter circuitos equivalentes mais atuais de melhor desempenho.

O projeto que apresentamos é sugerido pelo Application Note 1096 da Linear Technologies (www.linear.com). O circuito mostrado na figura 1, consiste num amplificador para instrumentação que tem um ganho de 100 vezes, sendo indicado para a medida de tensões RMS na faixa de 0 a 10 mV.

Com essa faixa de entradas, a tensão de saída vai ficar entre 0 e 1 V.

 

Amplificador para instrumento.
Amplificador para instrumento.

 

Os circuitos para esse tipo de aplicação devem ter um baixo erro de offset já que o conversor RMS também processa DC como entrada válida.

Assim, exige-se que o amplificador tenha uma boa faixa passante. Os amplificadores devem ter uma faixa de -3 dB, mas o erro de amplitude em laço fechado para 1% deve ser alto o suficiente para manter a precisão do conversor dentro da mesma faixa de precisão.

O circuito apresentado tem por base um LTC1966 que mantém a precisão de 1% dentro da faixa que vai de DC a 6 kHz. O amplificador será tanto acoplado tanto em DC como AC ao conversor RMS.

A entrada de 1 mV em plena escala e separada em percursos de alta e baixa freqüência. Os acoplamentos AC de A1 e A2 são cascateados com um ganho x 1000, enquanto que A3 é acoplado em DC e baixa freqüência, graças ao uso do filtro RC de entrada.

As informações de alta e baixa freqüência se recombinam no conversor RMS, de modo a se obter um sinal com um máximo de 1% de erro na saída.

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

O Eventos de Maio (OP191)

Neste mês de maio, além das novidades do site, tivemos a participação em eventos de grande peso, que repercutiram de forma bastante positiva nas redes sociais (veja fotos em nosso Instagram ou Facebook).

Leia mais...

Surdos
Não há piores surdos que aqueles que não querem ouvir. (Il n y a point de pires sourds que ceux qui ne veulent pás entendre.)
Molire (1622 - 1673) - O Amor Médico - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)