Com base em documentação de 2007 do próprio fabricante, elaboramos esta informação sobre componente, a qual foi publicada na época. Sugerimos, pois, verificar a disponibilidade do componente, antes de elaborar algum projeto que o utilize. Consulte também o fabricante sobre a possibilidade de se obter circuitos equivalentes mais atuais de melhor desempenho.

O projeto que apresentamos é sugerido pelo Application Note 1096 da Linear Technologies (www.linear.com). O circuito mostrado na figura 1, consiste num amplificador para instrumentação que tem um ganho de 100 vezes, sendo indicado para a medida de tensões RMS na faixa de 0 a 10 mV.

Com essa faixa de entradas, a tensão de saída vai ficar entre 0 e 1 V.

 

Amplificador para instrumento.
Amplificador para instrumento.

 

Os circuitos para esse tipo de aplicação devem ter um baixo erro de offset já que o conversor RMS também processa DC como entrada válida.

Assim, exige-se que o amplificador tenha uma boa faixa passante. Os amplificadores devem ter uma faixa de -3 dB, mas o erro de amplitude em laço fechado para 1% deve ser alto o suficiente para manter a precisão do conversor dentro da mesma faixa de precisão.

O circuito apresentado tem por base um LTC1966 que mantém a precisão de 1% dentro da faixa que vai de DC a 6 kHz. O amplificador será tanto acoplado tanto em DC como AC ao conversor RMS.

A entrada de 1 mV em plena escala e separada em percursos de alta e baixa freqüência. Os acoplamentos AC de A1 e A2 são cascateados com um ganho x 1000, enquanto que A3 é acoplado em DC e baixa freqüência, graças ao uso do filtro RC de entrada.

As informações de alta e baixa freqüência se recombinam no conversor RMS, de modo a se obter um sinal com um máximo de 1% de erro na saída.

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente