NOSSAS REDES SOCIAIS -

ISO721/M - Isoladores Digitais de Alta Velocidade (COM086)

O artigo dado a seguir foi elaborado com base em documentação de 2008 do próprio fabricante. Sugerimos entretanto que, ao realizar um projeto que o utilize, que seja verificada sua disponibilidade no mercado local e também se existem componentes mais modernos que o substituam com vantagens.

 

 ISO721
ISO721

 

Dois isoladores ópticos digitais de alta velocidade para 3,3 V e 5 V são destacados pela Texas Instruments (www.ti.com).

Os novos componentes possuem uma entrada lógica e buffer de saída separados por uma barreira de isolação de óxido de silício (SiO2). Essa barreira proporciona uma isolação galvânica até 4 000 V.

Usados em conjunto com fontes isoladas, esses componentes podem ser usados para prevenir correntes de ruídos em barramentos de dados e outros circuitos, evitando que esses ruídos entrem pelo aterramento local, interferindo ou danificando circuitos sensíveis.

Na figura 1 temos o diagrama de aplicação.

 

Circuito de aplicação.
Circuito de aplicação.

 

Nesses circuitos um sinal binário de entrada é condicionado, transladado para a forma de sinal balanceado e então diferenciado através da barreira capacitiva de isolação.

Nessa barreira de isolação, existe um comparador diferencial que recebe a informação da transição lógica e então seta ou resseta um flip-flop no circuito de saída.

Um pulso periódico de atualização é enviado através da barreira para assegurar o nível DC apropriado da saída. Se esse pulso de DC-refresh não for recebido num intervalo maior do que 4 us, a entrada é assumida como desligada ou não funcional e o circuito de segurança contra falhas leva a saída ao nível alto.

Esses dispositivos necessitam de duas tensões de alimentação de 3,3 V e 5 V, ou qualquer combinação. Todas as entradas toleram 5 V quando alimentados com 3,3 V e as saídas são CMOS de 4 mA.

O ISO721 tem entrada TTL e o ISO721M é CMOS.

Na figura 2 temos o invólucro desse componente, com a identificação dos terminais.

 

Uma das opções de invólucro.
Uma das opções de invólucro.

 

Dentre as aplicações sugeridas pela Texas Instruments, temos as redes Fieldbus industriais (modbus, profibus, devicenet e outros sistemas), interface de computadores e periféricos, interface de controle de servos e aquisição de dados.

 

Os destaques para esse CI são:

* Isolação de 4 000 V

* Taxa de sinalização de 0 Mbps a 150 Mbps

* Baixo tempo de propagação

* Baixa distorção de comprimento de pulso

* Alta imunidade eletromagnética

* Baixa corrente de entrada

* Saída indicadora de falha

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

Datasheet do ISO721

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Servir
Servir só para si é não servir para nada. (Cest nétre bon rien de nétre bon qu soi.)
Voltaire (1694 - 1778) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)