A informação técnica dada a seguir foi elaborada em 2007 com base em documentação do próprio fabricante. Se o leitor pretende usar este componente num projeto, será interessante verificar sua disponibilidade no mercado ou ainda se existe equivalente mais moderno e de melhor desempenho.

A Allegro Microsystems (www.allegromicro.com) apresentou recentemente um novo circuito integrado, o A4931, que consiste num pré-driver para motor DC de 3 fases.

O novo componente pode excitar 6 MOSFETs de canal N e possui retificação sincronizada para menor dissipação de potência. O novo componente é fornecido em invólucro QFN de 28 contactos, conforme mostra a figura 1.

Invólucro do A4931
Invólucro do A4931

 

O A4931 também possui ULVO interna e circuito de shutdown térmico. Entradas para elementos Hall também são disponíveis também como limitação para a corrente PWM.

Com uma capacidade de fornecer até 38 V de saída para excitação de MOSFETs de potência em ponte, o dispositivo tem três entradas para sensores Hall, e um sequenciador para controle de comutação. Outro recurso é uma proteção para rotor travado.

A corrente de saída é escalada de acordo com a capacidade dos MOSFETs externos. Um capacitor fixa o sensor de travamento do rotor externo. Pelas entradas ENABLE, DIRECTION e BRAKE pode-se controlar a velocidade do motor, posição e também o torque.

Os sensores Hall podem ser tipos de baixo custo. A fonte interna fornece uma alimentação de 7,5 V para alimentar três sensores Hall.

Na figura 2 temos o diagrama funcional desse componente.

 

Diagrama de bloco do A4931
Diagrama de bloco do A4931

 

Na figura 3 temos um circuito típico de aplicação.

 

Circuito de aplicação.
Circuito de aplicação.

 

Datasheet do A4931