O lançamento deste novo componente foi anunciado no artigo abaixo, feito com base em documentação do próprio fabricante. O ano foi 2008, por isso, se o leitor pretende usá-lo em novos projetos sugerimos verificar sua disponibilidade no mercado.

Três novos controladores sincronizados PWM para 5 ou 6 V são destacados pela Intersil (www.intersil.com). Estes novos componentes são destinados a aplicações como fontes de alimentação para microprocessadores ou periféricos, servidores, memórias, modems, fontes industriais e de uso geral, reguladores DC/DC de 5 ou 12 v e muito mais.

Os novos componentes são fornecidos em invólucros livres de chumbo DFN de 10 pinos, conforme mostra a figura 1.

Pinagem
Pinagem

 

Com esses componentes torna-se simples implementar um controle completo e um esquema de proteção para um conversor step-down (redutor) excitando um MOSFET de canal N numa topologia tipo buck.

Como eles podem trabalhar com tensões de 5 V ou 12 V, esses CIs podem ser usados numa variedade muito grande de aplicações dentro de um sistema.

A tensão de saída pode ser regulada com tensões a partir de 0,8 V e uma tolerância máxima de 0,8%, na faixa especificada de temperatura e de variações de tensão. Na figura 2 temos um diagrama de blocos que mostra as funções desses componentes.

 

Diagrama de blocos do ISL6341
Diagrama de blocos do ISL6341

 

Um oscilador de freqüência fixa (300 kHz para o ISL6341; 600 kHz para o ISL6341A e ISL6341B) reduzem a complexidade de projeto do sistema. O ciclo ativo do PWM varia entre 0 e 85% em 300 kHz (75% em 600 kHz). O ciclo ativo e o OCP são as únicas diferenças entre os diversos tipos dessa família de controladores.

A proteção contra sobre-corrente é dada pelo monitoramento da Ids(on) do MOSFET inferior de modo a inibir a operação do PWM, se necessário. Na figura 3 temos uma aplicação típica para esses componentes.

 

Aplicação típica
Aplicação típica

 

Destaques:

* Opera de 4,5 V a 14,4 V para polarização e de 1,5 V a 12 V de entrada

* Faixa de saída de 0,8 V a Vin

* Referência interna de 0,8 V com 0,8% de tolerância

* Controle em elo simples - modo de controle por tensão para o PWM

* Resposta rápida a transientes

* Amplificador de erro de faixa larga

* Monitoramento da tensão de saída

 

Datasheet do ISL6341