A informação técnica sobre este componente foi publicada em 2009 com base em documentação do próprio fabricante. Sugerimos consultá-lo antes de iniciar um novo projeto, tanto para verificar sua viabilidade no nosso mercado como para ter informações sobre novas versões de melhor desempenho.

Um destaque da National Semiconductor (www.national.com) é o circuito integrado LP3921 que consiste num regulador múltiplo de tensão integrado num único chip e ainda contendo um amplificador de áudio classe D de 1,1 watt. Este tipo de configuração é ideal para aplicações onde o espaço é pequeno e as funções indicadas são necessárias tais como telefones celulares CDMA, equipamentos portáteis sem fio, mídia players, etc. No diagrama de blocos apresentado na figura 1 temos as funções constantes deste circuito integrado e o modo como podem ser utilizadas.

Diagrama de blocos do LP3921 da National Semiconductor.
Diagrama de blocos do LP3921 da National Semiconductor.

 

O dispositivo contem 7 reguladores de tensão lineares do tipo LDO com tensões que podem ser programadas via uma interface serial, conforme a tabela dada abaixo:

 

 

O LP3921 vem com as seguintes tensões e características default:

 

 

O amplificador de áudio tem apenas 1% de distorção harmônica, alimentando uma carga de 8 ?. O amplificador é diferencial completo, e não exige capacitores de acoplamento de saída, redes snubbers ou ainda capacitores de bootstrap. O invólucro é LLP de 32 pinos medindo apenas 5 x 5 mm.

Outras características deste componente são:

Características adicionais:

* Faixa de tensões de entrada: 3,0 a 5,5 V

* Shutdown térmico

* Opera com adaptador ou porta USB

* A carga é regulada termicamente

* Corrente de carga programável entre 50 e 950 mA

* Interface de controle compatível PC

Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação:

 

Circuito de aplicação do LP3921
Circuito de aplicação do LP3921

 

Datasheet do LP3921