A informação técnica sobre este novo componente da Texas foi baseada em documentação de 2011. Sugerimos contatar a Texas para verificar a viabilidade de obtenção do componente em nosso mercado, antes de iniciar um novo projeto.

A Texas Instruments (www.ti.com) destaca dentro de sua linha de componentes os ADCs de 4 e 8 canais com 24 bits e 128 kbps ADS1274 (4 canais) e ADS1278 (8 canais). Estes novos componentes são indicados para aplicações industriais de precisão.

Os novos componentes combinam a precisão de circuitos DC com a velocidade de circuitos AC, proporcionando medidas por amostragem simultânea delta-sigma em sistemas de aquisição de sinais simultânea multi-canais.

Dentre as aplicações sugeridas estão a análise de vibrações, monitoramento médico, instrumentos de medida de energia e industriais.

Os ADS1274 e ADS1278 têm uma faixa passante de 62 kHz, 0,8 uV/C de desvio de offset e uma relação sinal/ruído de até 111 dB.

Quatro modos de operação permitem uma otimização da velocidade até 128 kSPS, resolução de 111 dB SNR e dissipação de potência de 7 mW/modo canal.

Tradicionalmente, os ADCs industriais delta-sigma oferecendo uma boa performance em termos de desvios usam filtros digitais com uma grande queda na banda passante, resultando isso numa faixa limitada para o sinal, sendo mais indicados para medidas dc.

ADCs de alta resolução para aplicações em áudio oferecem bandas passantes mais largas, mas as especificações de offset e desvio são significativamente piores (até mesmo não especificadas) do que os equivalentes industriais.

O ADS1274 e o ADS1278 combinam esses dois tipos de conversores, permitindo medidas de precisão industriais com excelentes especificações DC e AC.

O modulador de alta-ordem estabilizado por chopper alcança um desvio muito baixo e baixo ruído em toda a faixa de sinais, desde dC até a freqüência de Nyquist.

O filtro de decimação onboard suprime o modulador e o ruído fora da faixa proporcionando uma faixa utilizável até 90% da taxa de Nyquist com menos de 0,05 dB de ripple.

Uma interface serial SPI ou frame-sync selecionável fornece o interfaceamento conveniente com DSPs, FPGAs e microcontroladores.

As interfaces tanto suportam cadeia em margarida para simplificar a leitura de muitos ADS1274s ou ADS1278s em sistemas de grande quantidade de canais.Os ADCs são especificados para toda a faixa de temperaturas industriais.

Os ADS1274 e ADS1278 são otimizados para trabalhar nas plataformas de alta performance da Texas de DSPs TMS320. A Texas também possui uma gama de amplificadores tais como o OPA1632 e OPA350 que são especialmente indicados para trabalhar com esses ADCs, para alcançar as mais altas performances.

Na figura 1 temos as pinagens destes componentes:

 

Pinagens dos ADCs da Texas Instruments
Pinagens dos ADCs da Texas Instruments

 

 

Datasheet do ADS1274

Datasheet do ADS1278

 

Data sheet revisto: fevereiro de 2011

Data do artigo: fevereiro de 2011

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente