NOSSAS REDES SOCIAIS -

MAX4896 - Driver de Carga/Relé de 8 Canais - Maxim (COM115)

A informação técnica em que se baseia este artigo é de 2007 e foi obtida do próprio fabricante. Sugerimos verificar a disponibilidade do componente em nosso mercado antes de iniciar um novo projeto e também se não existem equivalentes mais modernos.

Destacado pela Maxim (www.maxim-ic.com) o circuito integrado MAX4896 consiste num excitador de relés ou cargas capaz de suportar até 50 V de tensão contínua entre dreno e fonte e fornecer correntes até 200 mA (com todos os canais ligados) ou 410 mA (canais individuais).

O novo componente é fornecido em invólucro de 20 pinos de 5 x 5 mm (TQFN) o que possibilita a realização de montagens compactas. Na figura 1 temos a pinagem desse componente.

 

 TS4975
TS4975

 

O dispositivo possui proteção interna para a comutação de cargas indutivas e entrada para trava/sem trava no caso de relés de bobinas duplas.

Além disso, o MAX4896 conta com proteção contra sobrecorrente e cada saída de excitação tem uma resistência no estado de condução de 3 ? (tip), o que lhe dá a capacidade de drenar até 200 mA de corrente com Vs > 4,5 v.

O dispositivo também inclui uma interface serial de 10 MHz SPI/QSPMICROWIRE compatível com tensões TTL e CMOS. A tensão de operação do dispositivo está entre 2,7 V e 5,5 V. Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação.

 

 Circuito típico de aplicação.
Circuito típico de aplicação.

 

A entrada SPI pode ainda ser usada com a finalidade de diagnosticar o funcionamento do dispositivo, incluindo condições de curto-circuito e detecção de falha.

Uma possibilidade interessante de uso desse dispositivo é sua associação em margarida, conforme mostra a figura 3.

 

 Associação em margarida
Associação em margarida

 

O diagrama de blocos para esse MAX4896 é mostrado na figura 4. Observe a existência de saída FLAG para interrupções em microprocessadores e também a saída Serial Digital Output para conexão em margarida.

 

 Diagrama de blocos.
Diagrama de blocos.

 

Outros destaques:

* Entrada RESET que desliga todas as saídas simultaneamente

* Power-on Reset interno

* Faixa de temperatura automotiva: -40º C a +125º C

* Detecção de carga aberta ou curto-circuito, além de proteção

* Corrente quiescente de 100 uA (max)

 

Dentre as aplicações sugeridas estão equipamentos industriais e automotivos, linha branca, equipamento de proteção, ATE.

 

Datasheet do TS4975

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Selo
O selo é um ser pegajoso, cujo destino é viajar.
Eno Teodoro Wanke (1929) - As Costeletas de Adâo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)