A documentação técnica em que se baseia este artigo é de 2006 tendo sido fornecida pelo próprio fabricante, Sugerimos verificar a disponidade do componente em nosso mercado antes de realizar algum projeto que o utilize.

As aplicações modernas, alimentadas por baterias de baixa tensão necessitam de reguladores de tensão que tenham um mínimo de queda de tensão entre sua entrada e saída.

O circuito integrado LP3982 consiste num regulador de tensão CMOS do tipo Low-Dropout (LDO) disponível em tensões fixas de 1,8 V, 2,5 V, 2,77 V, 2,82 V, 3,0 V, 3,3 V e uma versão ajustável. Estes componentes podem fornecer uma corrente de 300 mA de saída com uma queda de tensão LDO de apenas 120 mV (tipico).

Os componentes da linha LP3982 estão disponíveis em invólucro MSOP de 8 pinos sendo totalmente compatíveis com o equivalente MAX8860 da Maxim.

O LP3982 é indicado para aplicações alimentadas por bateria por suas características como a de possuir um modo shutdown de apenas 1 nA de corrente tipica, uma corrente quiescente muito baixa (90 uA, tip), e uma queda de tensão direta (LDO) de apenas 120 mV (tip).

Com uma queda de tensão muito baixa, este dispositivo possibilita o aprovetamento máximo da energia da bateria que pode ser utilizada praticamente até o final de sua carga. O transistor PMOS de saída consome praticamente nenhuma corrente quando comparado com os tipos PNP usados nos reguladores LDO comuns.

Os dispositivos desta família também incluem recursos como detecção de falha mna regulação, uma faixa de tensões de referência, limitação constante de corrente e proteção térmica contra sobrecargas.

Observe a utilização de MOSFET do tipo PMOS como elemento de controle principal.

 

Destaques:

* Correntre de saída garantida de 300 mA

* Dropout típico de 120 mV

* Corrente quiescente típica de 90 uA

* Corrente no modo shutdown de 1 nA

* PSRR típico de 60 dB

* Faixa de tensões de entrada de 2,5 a 6 V

* Tempo de ligamento típico de 120 us

* Estável com pequenos capacitores cerâmicos de saída

* Proteção contra sobrecorrente e sobretemperatura

Na especificação do componente o valor da tensão ou se é austável é indicado no final do tipo.

Exemplo: LP3982MM-ADJ (ajustável)

LP3982MM-1.8 (1,8 V de saída)

LP3982MM-3.3 (3,3 V de saída)

MM indica o modo de transporte.

Um circuito de aplicação básico é mostrado na figura 1.

 

 Circuito típico de aplicação
Circuito típico de aplicação

 

Uma outra aplicação interessante é mostrada na figura 2 em que temos o desligamento do circuito com uma tensão mínima programada da bateria.

 

 Aplicação com desligamento automático
Aplicação com desligamento automático

 

Mais informações, incluindo o datasheet deste componente no formato PDF podem ser obtidos no site da National em www.national.com.

 

Datasheet do LP3982