O novo componente da Intersil (www.intersil.com) (2008) destina-se a aplicações na alimentação de PDAs, telefones celulares, telefones espertos, instrumentos portáteis, MP3, e equipamentos de mão, inclusive de uso médico.

Trata-se de um regulador de tensão linear de baixa queda de tensão (Low Dropout) capaz de fornecer correntes de 300 mA com uma queda de tensão de apenas 200 mV. O dispositivo é fornecido em invólucro 8 LD DFN 2x3 com a pinagem mostrada na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

O dispositivo de alta performance tem ainda uma corrente de standby muito baixa, com uma alta rejeição de fonte (PSSR) e é estável com capacitâncias de saída de 1 µF a 10 µF e ESR até 200 m?.

O dispositivo é disponível com diversas tensões de saída padronizadas, mas outros valores, fora do comum, podem ser obtidos sob encomenda. A faixa de tensões de saída vai de 1,35 V a 3,3 V.

Na figura 2 temos o circuito típico de aplicação, observando-se que os capacitores usados são cerâmicos de 1 µF a 10 µF.

 

Figura 2
Figura 2

 

Na figura 3 temos a curva característica desse circuito para a versão de 2,8 V de saída.

 

Figura 3
Figura 3

 

Finalmente, na figura 4 temos um gráfico em que a queda de tensão no dispositivo é plotada em função da corrente de saída, para tensões de saída de 2,8 V e 3,3 V..

 

Figura 4
Figura 4

 

Além das características abordadas também devemos destacar nesse dispositivo;

* Corrente de saída até 300 mA

* Resposta a transientes excelente

* Alto PSRR (75 dB @ 1 kHz)

* Corrente quiescente muito baixa: 50 uA

* Soft start

* Limitação de corrente e proteção contra sobreaquecimento

* Precisão de +/- 1,8% em todas as condições de operação