A Micropelt, (www.micropelt.com) empresa alemã que fabrica coolers termoelétricos possui uma linha desses dispositivos miniaturizados para aplicações médicas, sensores e laser capazes de produzir uma diferença de temperatura que chega aos 60K. (2007)

Os coolers Peltier ou dispositivos de efeito Peltier são semicondutores que, ao serem percorridos por uma corrente elétrica, transportam calor de uma face a outra de seu invólucro, resfriando de um lado pela transferência do calor para o outro. Isso significa a possibilidade de seem usados como dissipadores, transferindo calor através das propriedades semicondutores.

Os micro coolers da Micropelt são especialmente indicados em que calor deva ser eliminado de superfícies extremamente pequenas, como em aplicações biológica e biomédicas, onde as áreas a serem esfriadas são extremamente pequenas, da ordem de 1 mm2.

Outra característica importante desse dispositivo é sua resposta muito rápida, já que eles podem atingir a temperatura desejada em menos de 10 milissegundos.

O dispositivo que tomamos como exemplo é o MPC-D303 que consiste num cooler termoelétrico com apenas 0,998 mm2 de área de transferência de calor, podendo atingir uma diferença de temperatura em relação às suas duas faces de 60º K.

Trata-se de dispositivo ideal para aplicações em sensores fotônicos, lasers e outros que exigem controles térmicos precisos. A figura 1 mostra o aspecto desse dispositivo.

 


 

 

Na figura 2 temos um exemplo de aplicação em que o dispositivo é usado para refrigerar um chip de LASER no mesmo invólucro, fazendo a transferência do calor gerado.

 


 

 

A potência de refrigeração é de 100 W/cm2 e o TEC (Thermo Electric Cooler) pode produzir transferência de calor com uma velocidade de até 180K/s.