O circuito integrado LA4508 da Sanyo consiste num duplo amplificador de potência de 8,5 Watts encontrado em aparelhos comerciais mas que também pode ser usado em alguns projetos pelo amador tais como reforçadores para walkmans e CD players, intercomunicadores, pequenos aparelhos de som, etc. Neste artigo damos as características deste componente assim como indicação para projetos e para a reparação de equipamentos que o utilizem.(1995)

O LA4508 da Sanyo é um amplificador em circuito integrado monolítico e contém dois canais de som resultando assim num sistema de 8,5 + 8,5 Watts em carga de 3 Ω e com alimentação de 15 V.

Este componente é apresentado em invólucro SIL de 14 pinos conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Além de proteção térmica no caso de eventual curto-circuito na saída, este amplificador tem uma corrente de repouso bastante baixa, da ordem de 20 mA e uma rejeição de ripple de 60 dB.

Os máximos absolutos deste integrado são dados a seguir:

Máximos absolutos (a 25 graus centígrados)

Tensão máxima de alimentação: 24 V

Dissipação máxima de potência: 15 W

Corrente máxima de saída por canal: 1,5 A

 

Condições recomendadas de Operação:

Faixa de tensões de alimentação: 9 a 23 V

Tensão recomendada de alimentação: 15 V

Resistência de carga: 3 Ω

 

Características: (15V de alimentação e carga de 3 Ω)

Corrente quiescente típica: 20 mA

Ganho de tensão típico: 44 dB

Potência de saída típica: 8,5 W

Distorção harmônica total típica: 0,15%

Resistência de entrada: 30 k Ω

Separação entre canais típica: 65 dB

Rejeição de ripple típica: 60 dB

 

Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação do LA4508.

 


 

 

Os resistores R1 e R2 são utilizados apenas quando a alimentação é feita com tensão de 9 V.

 

As funções dos componentes são as seguintes:

C1 - é o capacitor de desacoplamento usado pelo filtro de ripple. Este capacitor também evita o ruído (pop) que ocorre quando o aparelho é ligado. Valores na faixa de 100 µF a 330 µF podem ser usados.

 

C2, C3 - Capacitores de realimentação - o corte das baixas frequências dependem destes componentes.

 

C4, C5 - Estes capacitores têm por função eliminar as distorções que ocorrem com sinais intensos de altas frequências devido a comutação. Deve ser usado um capacitor cerâmico nesta função.

 

C6, C7 - Capacitores de bootstrap - a resposta nas baixas frequências depende destes capacitores. Valores pequenos tornam pobre a resposta de baixa frequência. O valor mínimo recomendado é 47 µF.

 

C8, C9 - Capacitores de saída - os valores destes capacitores influem na resposta de baixas frequências. Maiores capacitores resultam numa melhor resposta às baixas frequências.

 

C10, C11 - Capacitores de bloqueio de oscilações - estes capacitores devem ser de filme de poliéster com excelentes características de temperatura e frequência. Se forem usados eletrolíticos ou capacitores cerâmicos podem ocorrer oscilações em baixas temperaturas.

 

C12 - Capacitor da fonte - este capacitor tem por finalidade absorver variações de tensão e ripples devido a fonte e outros dispositivos do mesmo circuito tais como motores. Os valores recomendados estão na faixa de 1 000 a 2 200 µF.

 

R1, R2 - Se o circuito for alimentado por baixa tensão (9V) podem ocorrer distúrbios de balanceamento que podem ser corrigidos por estes capacitores. Nas outras aplicações eles não são necessários.

 

D1 - Quando um motor alimentado pelo mesmo circuito dá a partida, um surto de corrente ocorre com uma queda da tensão de alimentação. Isso faz com que o transistor de filtro sature. A finalidade deste diodo de passagem é prevenir esta saturação. O uso ou não deste diodo depende do projeto do aparelho.

 

Datasheet do LA4508