O GPM-18 da Metaltex (www.metaltex.com.br) consiste num Controlador lógico-programável (CLP) com interface homem-máquina (IHM) incorporada. (2008)

Esse dispositivo é dotado de 10 entradas digitais, sendo 2 entradas de 32 bits, 200 kHz e 8 saída digitais a relé ou transistor. No caso de transistores, ele possui 6 saídas padrão e 2 saídas rápidas, até 400 kHz.

Ele possui ainda funções pré-definidas, senhas de proteção e capacidade de programação de 3 k (3 000 passos).

Opcionalmente é possível adquirir cartões de expansão com duas entradas para termopares tipo K e duas saídas digitais para controle com PID. Ou ainda, duas entradas para termo-resistências PT-100 e duas entradas analógicas de tensão 0-5 V e 0-10 V de 14 bits (com seleção via software).

O dispositivo utiliza protocolo ModBus de comunicação e comunica-se através de duas portas seriais (RS232 e RS485).

Para programá-lo é muito simples. Basta utilizar os softwares que acompanham o produto. GP-Software (Programação Ladder e lista de instruções) e IG-Software (programação de telas), ambos em português.

Outro destaque é a disponibilidade de 8 teclas para funções definidas via software, teclado numérico, 6 teclas de acesso e tela sensível ao toque (touch screen sensitive).

O CLP possui ainda relógio calendário e retenção de dados.

Na tabela abaixo, temos as especificações elétricas:

  


 

 


 

 

Na figura 1 damos uma idéia da disposição dos diversos elementos que formam este CLP.

 


 

 

Datasheet do GPM-18