O circuito apresentado (2007) consiste num inversor DC-DC que permite alimentar mostradores LCD a partir de uma fonte de 3,3 V fornecendo tensões de saída de 15 V positivos, 7,5 V negativos e mais 8,75 V sob corrente de 50 mA.

A base do projeto é o circuito integrado A8483 da Allegro Microeletronics (www.allegromicro.com) que funciona como um conversor boost. Esse circuito fornece a tensão de polarização para LCDs do tipo TFT que precisam de tensões altas positivas e também de uma polarização negativa.

Na figura 1 temos o diagrama de funções do circuito integrados usado.

 


 

 

 Na figura 2 temos o circuito completo da aplicação.

  


 

 

 Para esses mostradores, a tensão positiva fica na faixa de 8 a 12 V enquanto que a negativa fica na faixa de -5 V a -10 V, enquanto que a tensão de gate precisa estar entre 12 e 18 V positivos.

O circuito apresentado fornece essas três tensões, possibilitando assim a alimentação direta dos mostradores com apenas um componente ativo.

A freqüência de comutação do circuito é de 1,2 MHz e apenas um indutor é necessário para se obter as três tensões de saída. Os diodos usados na retificação são do tipo Schottky para se obter maior rendimento, já que esse tipo de aplicação normalmente é indicada para equipamentos portáteis onde componentes e energia consumida são fatores importantes no projeto.

Na operação o A8483 usa suas chaves comutadoras internas como bombas de carga de modo a obter tensões positivas e negativas. A regulagem das tensões de saída das saídas de polarização é feita através de diodos zener comuns. Esses diodos, entretanto, dependendo da aplicação podem ser omitidos.

 

Datasheet do A8483