A Texas Instruments (www.ti.com) apresentou em setembro de 2007 o menor sensor digital de temperatura para gerenciamento térmico e proteção térmica. O novo componente, denominado TMP102 mede apenas 0,6 mm de altura, sendo fornecido em invólucro SOT563.

O novo sensor incorpora uma interface serial de dois fios SMBus sendo 30% menor do que componentes equivalentes e apresentando um consumo máximo de 10 uA. No modo shutdown seu consumo é de apenas 1 uA.

Seu baixo consumo o torna ideal para aplicações em equipamentos alimentados por bateria e outros equipamentos portáteis. Dentre essas aplicações são citados os laptops, telefones móveis e equipamento portátil de fitness.

O sensor pode ser alimentado com tensões de 1,4 V a 3,6 V, o que permite aproveitar o barramento de 1,8 V que a maioria dos equipamentos portáteis possui, o que elimina a necessidade de componentes adicionais externos.

O TMP102 possui precisão de 0,5º C ma faixa de -25º C a +85º C e a resolução do sensor possibilita uma medida com precisão de 0,0625º c.

Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação.

 

Figura 1 - Circuito de aplicação.
Figura 1 - Circuito de aplicação.