NOSSAS REDES SOCIAIS -

Colorímetro (ART4132)

A montagem que descrevemos é didática, baseada no ART4128 em que ensinamos a montar um fotômetro, mas ela pode ser aperfeiçoada para usar fotômetros de maior precisão, com escala apropriadas a sua finalidade. Trata-se de mais um projeto de meu caderno de anotações dos anos 60 e que se encaixa perfeitamente nos novos programas de ensino de tecnologia ditados pela BNCC.

O circuito dado é muito simples o que permite seu uso no laboratório de química das escolas, inclusive com os aperfeiçoamentos do fotômetro dados no próprio ART4128, usando o multímetro.

Com ele o que fazemos é detectar a formação de substâncias numa reação química que ocorra num tubo de ensaio pela mudança de sua transparência, conforme já exploramos no ART4130 e ART4131.

A ideia é colocar no percurso da luz de uma fonte comum, que pode ser uma pequena lâmpada ou LED, até um sensor um tubo de ensaio com a substância que está passando por uma reação.

Na figura 1 de meu caderno de anotações dos anos 60 mostramos o circuito sendo usado na detecção da formação do carbonato de cálcio num tubo de ensaio.

 

Figura 1 – Usando o circuito
Figura 1 – Usando o circuito

 

A queda da corrente indicada pelo medidor mostra que a solução está se tornando turva pela formação da substância monitorada.

Na escola o experimento pode ser feito do de maneira muito simples, servindo para provar que ao respirar nosso sistema respiratório produz CO2 como resultado da combinação do oxigênio que respiramos com o carbono.

Ao soprar um canudinho o CO2 combina-se com a água onde dissolvemos cal (óxido de cálcio) formando assim o CaCO3 que turva a água.

É claro que os professores podem imaginar outros experimentos equivalentes em que ocorra a mudança da transparência da solução colocada no tubo.

O experimento pode ser associado às disciplinas relacionadas com a química, física e biologia.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Televisão
A televisão matou a janela.
Nelson Rodrigues - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)