NOSSAS REDES SOCIAIS -

Telégrafo sem fio de Duas Vias Pela Terra (ART4138)

Esta simples montagem experimental, que tem outras versões neste site e que é baseada no meu caderno de anotações dos anos 60, tem um alcance que pode chegar a quilômetros dependendo do solo e da instalação. Veja mais em ART4128, ART4114 e ART3173 além de outros no nosso site.

Já exploramos a ideia de um sistema de comunicações via terra, tomando como exemplo o que os franceses fizeram durante a Segunda Grande Guerra quando a ocupação alemã os proibiu de utilizar qualquer tipo de sistema por ondas de rádio.

Ligando um amplificador à terra era possível transmitir mensagens a vários quilômetros, com a mínima possibilidade de intercepção. De fato, sem conhecer o sistema os alemães fiscalizavam apenas o espectro das ondas de rádio.

O que propomos é um sistema simples que pode ser usado como base para o ensino de tecnologia atendendo as recomendações da BNCC e com aplicação tanto no ensino fundamental e médio como técnico.

Mantivemos o desenho original de nosso caderno de anotações para efeito histórico, mostrando que já criávamos na época projetos que podiam ser usados no ensino de tecnologia.

Começamos então por dar o diagrama completo com as duas estações na figura 1.

 

   Figura 1 – O sistema completo
Figura 1 – O sistema completo

 

Para maior sensibilidade e com isso maior alcance, sugerimos usar fones de cristal ou capsulas piezoelétricas no receptor. O manipulador é do tipo de construção caseira que pode ser visto em: MIN384.

As “antenas” nada mais são do que placas de metal de 10 a 30 cm de lado enterradas no solo ou barras de metal, separadas por uma distância de pelo menos 5 m. Quanto maior a distância de separação, maior será o alcance.

A fonte de alimentação consiste em 2 ou 4 pilhas pequenas ou médias.

Evidentemente, os sinais transmitidos são cliques que devem seguir a codificação pelo código Morse (ART243).

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Saber
Há, verdadeiramente, duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber: em crer que se sabe está a ignorância.
Hipócrates (460 - 374) - Aforismos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)