Publicado em 1997, este artigo ainda é bastante atual pelos componentes  que usa, se bem que seja mais recopmendado como montagem experimental, pelo seu princípio de funcionamento. Recomenda-se que use componentes de sucara. Este circuito faz com que que com o som de um equipamento de som amplificador acione uma pequena lâmpada neon que piscará ao ritimo da música. O circuito pode ligado a amplificadores de 2 a 100 watts de potência e a energia para a lâmpada é obtida do próprio amplificador, não havendo necessidade de fonte externa.

Recomendamos o seu uso em feiras de ciências e demonstrações didáticas já que ele tanto pode ser utilizado para demonstrar como som pode ser convertido em luz num experimento de transformação de energia como também para explicar o princípio de funcionamento dos transformadores comuns e das lâmpadas neon.

Um ponto0 importante deste circuito que deve ser ressaltado é que a energia que ele precisa para operar é obtida do próprio amplificador e por isso ele não precisa ser ligado a pilhasbaterias ou outra fonte de energia.

 

 

 

FUNCIONAMENTO

As variações de corrente que correspondem ao som são aplicadas ao enrolamento de baixa tensão de um pequeno transformador. Deste modo ocorre a indução de alta tensão no seu outro enrolamento e esta tensão tem as mesmas variações do som que está sendo reproduzido.

Esta tensão é suficiente para acender uma pequena lâmpada neon que precisa de pelo menos 80 volts para isso. Desta forma a pequena lâmpada passa a piscar no mesmo ritmo da música que é executada no sistema de som.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do sistema de micro luz rítmica neon.

 

Diagrama completo do sistema de micro luz.
Diagrama completo do sistema de micro luz.

 

Na figura 2 temos o aspecto real da montagem.

 

Como a montagem deve ficar.
Como a montagem deve ficar.

 

O transformador e o resistor podem ser instalados no interior de uma pequena caixa plástica. O valor do resistor depende da potência do amplificador que vai ser usado, conforme a seguinte tabela:

 

Potência por canal Rx

0 a 2 watts  sem resistor

2 a 5 watts 4,7 ? x 0,5 W

5 a 10 watts 10 ? x 1 W

10 a 25 watts 22 ? x 1 W

25 a 50 watts 47 ? x 2 W

 

Se seu sistema for estereofônico você pode montar uma luz rítmica como esta para cada canal.

O transformador é de qualquer tipo usado em fontes de alimentação com enrolamento primário de 110 V ou 220V e secundário com qualquer tensão entre 4 e 12 volts e corrente entre 50 mA e 300 mA.

A lâmpada neon é comum NE-2H ou equivalente.

 

PROVA E USO

O circuito é ligado nos alto-falantes ou nas saídas de cada canal do amplificador.

Ajuste o volume do amplificador para que a lâmpada pisque acompanhando o som reproduzido.

 

O QUE EXPLICAR

Verifique como funciona o transformador e explique de que modo ele aumenta a tensão de saída do amplificador de modo a poder alimentar uma lâmpada neon que precisa de 80 V para acender.

Explique porque ocorrem as variações de brilho com os sons.

 

SUGESTÕES

Se você colocar dois eletrodos para que uma pessoa segure e ligá-los ao ponto em que está a lâmpada neon (a lâmpada neon deve ser retirada), teremos a transmissão da sensação sonora pela pele na forma de choques.

Esta sensação deve ser controlada com cuidado pelo volume do amplificador.

 

T1 - Transformador - ver texto

NE-1 - lâmpada neon comum

Rx - resistor - ver texto


Diversos:

Caixa para montagem, ponte tipo antena/terra, fios, solda, etc.