O Site do Hardware Livre - OSHW

Provador de componentes com microamperímetro (ART041)

Um componente indispensável em qualquer bancada de trabalhos de eletrônica é o provador de componentes. O provador que descrevemos pode ser considerado um multímetro simplificado e por isso pode realizar algumas medidas importantes se for previamente aferido, conforme instruções que daremos. Com o simples instrumento que descreveremos, medidas de continuidade e resistências, de grande utilidade no teste de componentes podem ser realizadas.  Assim, a medida de resistências de até 50 000 ohms pode ser feita com boa precisão se a escala for previamente calibrada com base em resistores de valores conhecidos. Para testes gerais temos o seguinte tipo de funcionamento:Quando as pontas de prova do instrumento são encostadas no componente em prova temos as seguintes possibilidades de leitura, conforme mostra a figura 1.

 


Figura 1 – Aspecto da montagem, mostrando as posições do ponteiro nas diversas indicações.

Quando a agulha se mantém totalmente à esquerda da escala ou mesmo não se movimenta, temos a condição de circuito aberto ou alta resistência. Podemos afirmar neste caso que o circuito está aberto, ou que não passa corrente pelo circuito ou ainda que sua resistência é tal que passa muito pouca corrente. O termo técnico para esta condição é "falta de continuidade".  Quando a agulha se mantém na faixa central da escala do instrumento é sinal que o circuito ou componente em prova tem uma resistência na faixa de 5 000 a 50 000 ohms e, portanto tem uma continuidade média. Quando a agulha se mantém toda para a direita, ou na faixa próxima do limite à direita temos uma condição de baixa resistência. Com a agulha toda para a direita, temos na realidade, a condição de "curto-circuito" quando a corrente no circuito ou componente em prova pode se tornar muito elevada.O instrumento usado no provador é um microamperímetro de aproximadamente 200 uA de fundo de escala e sua alimentação é feita por meio de duas pilhas comuns. O único ajuste é feito encostando-se uma ponta de prova na outra e levando-se o trimpot à posição em que o instrumento tenha a agulha indo toda para a direita (indique o máximo). Na figura 2 temos o diagrama completo do provador que pode ser montado numa caixinha de plástico do tamanho de uma saboneteira.

 


Figura 2 – Diagrama do simples provador de componentes – multímetro simplificado.

O aspecto real da montagem é mostrado na figura 3.

 


Figura 3 – Aspecto real da montagem.

Não há necessidade de se usar placa de circuito impresso dado o reduzido número de componentes empregados. Qualquer microamperímetro de 100 uA a 400 uA de fundo de escala pode ser usado. Observe a polaridade do instrumento ao ligá-lo pois se ele for invertido a agulha tende a um movimento contrário ao esperado. Para usar, basta encostar as pontas de prova no componente ou circuito em teste e observar a agulha do instrumento. Nunca use o provador em circuitos que estejam funcionando. A alimentação dos circuitos em teste deve estar desligada e no caso de componentes eles devem estar fora dos circuitos em que são usados.


LISTA DE MATERIAL
M1 - 0-200 ?A - microamperímetro
P1 - 47 k? - trimpot
B1 - 3V - 2 pilhas pequenas
R1 - 1 k? - resistor - 1/8W
PP1, PP2 - pontas de prova, preta e vermelha
Diversos:
Caixinha para o aparelho, suporte de duas pilhas, fios, solda, etc.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Sentidos
Os sentidos não enganam; o que engana é o julgamento. (Die Sinne Trgen nicht, das Urteil trugt.)
Goethe (1749 - 1832) - Natureza e Ciência da Natureza - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)