Reunimos dois circuitos publicados; o Módulo de Controle e a Chave Sônica, e obtivemos uma configuração que pode ser de grande utilidade para os leitores um circuito acionado pela voz (palmas, assobios ou gritos) que tem dupla ação. Um relé é acionado de imediato e um segundo relé fecha com ação monoestável ou biestável, depois de um tempo selecionado.

Realmente, o módulo de Controle oferece inúmeras possibilidades de aplicações práticas em circuitos de disparo de relés.

Já vimos algumas das suas possibilidades no próprio artigo em que descrevemos sua montagem, e conforme prometemos na ocasião, outros projetos envolvendo o mesmo circuito seriam dados.

Aqui vai mais um. A ideia básica deste circuito é fazer o acionamento do módulo através de som captado por um microfone.

Usando uma etapa de entrada extremamente sensível, podemos fazer o disparo com ruídos muito fracos, o que nos leva a diversas aplicações como:

- Alarme de som - deixando a unidade ligada numa residência, ela disparará um sistema de sirene ao mínimo ruído ambiente.

- Espionagem - aciona um gravador por tempo pré-determinado, e além disso, um sistema remoto de aviso quando houver uma conversa num determinado ambiente.

O módulo tem suas duas seções interligadas de modo a obtermos o seguinte comportamento: com a incidência de som no microfone, o primeiro circuito monoestável dispara, ativando o relé K1 por um tempo que pode ser ajustado num trimpot, variando entre alguns segundos até mais de10 minutos.

No final do tempo programado (primeiro retardo), o segundo relé é ativado, podendo ser ajustado tanto para operação monoestável, com um intervalo também variando entre alguns segundos até mais de 10 minutos, ou na configuração biestável, ligando em caráter permanente ou até que o novo som venha atuar sobre o microfone depois do primeiro intervalo, quando o monoestável de entrada reseta.

Numa segunda opção, o primeiro relé pode atuar na configuração biestável, caso em que será necessário um segundo som para ativar o segundo relé.

A escolha do modo de operação dependerá da aplicação, ficando a cargo do leitor.

 

O CIRCUITO

Mais informações sobre o princípio de funcionamento tanto do módulo de controle, como da parte da chave sônica, podem ser obtidas no artigo no site.

Assim, analisaremos aqui apenas o que ocorre com a interligação dos dois circuitos. O disparo do primeiro monoestável é feito através do pino 6 do módulo de controle, que dá acesso a um 555 na versão monoestável.

Este 555, através da chave S1 pode ativar diretamente o relé ou então um biestável com o integrado 4013.

Os contatos do relé são usados para realimentar a segunda seção do próprio módulo. Um capacitor é aterrado momentaneamente na abertura dos contatos do relé após o acionamento.

Isso leva o segundo monoestável a energizar o relé K2 ou então mudar de estado o biestável da segunda seção do 4013, conforme a modalidade de operação escolhida.

Podemos usar os contatos suplementares dos relés caso se pretenda independência de ação dos circuitos, ou um trabalho com mais de uma carga.

 

MONTAGEM

O circuito completo envolvendo o módulo de controle e a chave sônica é mostrado na figura 1.

 

Figura 1 – Circuito completo
Figura 1 – Circuito completo

 

Para maiores informações sobre a montagem do módulo, sugerimos consultar o artigo. Na figura 2 damos a placa de circuito impresso para a chave sônica.

 

Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

O único cuidado em relação a montagem refere-se ao uso de cabo blindado para o microfone.

Este pode ser de diversos tipos, sendo os mais indicados os tipos magnéticos de baixa e média impedância (20 a 600 Ω) e os de cristal.

As cápsulas telefônicas oferecem excelentes resultados neste circuito, e pequenos alto-falantes exigem o emprego de um transformador de saída para casamento de impedância.

Os resistores são de 1/8 W e o único capacitor pode ser tanto de poliéster como cerâmica.

A alimentação de 6 V vem de pilhas comuns ou então de fonte com excelente filtragem

P1 serve como controle de sensibilidade e pode ser tanto um trimpot como um potenciômetro.

 

PROVA E USO

Coloque as chaves S3 e S4 do módulo de controle nas posições de menores capacitâncias. Ajuste P1 e P2 do mesmo módulo para menor resistência (tempos mais curtos).

A chave S2 deve estar na posição monoestável (botão para o lado oposto do diodo).

Ligue como carga aos contatos do relé, LEDs ou outros dispositivos indicadores.

Estale o dedo perto do microfone e vá ajustando o controle de sensibilidade (trimpot ou potenciômetro de 4M7) até obter o fechamento do relé.

Em primeiro lugar fecha K1, que depois de alguns segundos abre. A abertura de K1 deve provocar o fechamento de K2, que assim permanece por alguns segundos.

Comprovado o funcionamento, é só fazer os ajustes das chaves para a modalidade de operação e ligar as cargas das formas desejadas.

É importante observar que a corrente máxima suportada pelos contatos dos relés é de 2 A, não devendo ser superada.

Se quiser alimentação de todo conjunto com 12 V, bastará trocar os relés.

Nenhuma modificação adicional no circuito será necessária.

Para maiores tempos de atuação na versão monoestável pode-se trocar C2 e C4 do módulo de controle por capacitores de até 1 000 µF de boa qualidade, e aumentar P1 e P2 até 1 M.

Neste caso, tempos de até 40 minutos podem ser conseguidos.

 

MC - Módulo de Controle

CI-1 - CA3140 - amplificador operacional com FET

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral

MIC - microfone dinâmico ou cristal ver texto

P1 - 4M7 - trimpot ou potenciômetro

R1 – 220 k - resistor (vermelho, vermelho, amarelo)

R2 – 100 k - resistor (marrom, preto, amarelo)

R3 – 1 k - resistor (marrom, preto, vermelho)

R4 – 10 k - resistor (marrom, preto, 1aranja)

C1 – 470 nF - capacitor cerâmico

C2 – 100 nF - capacitor cerâmico ou de poliéster

B1 – 6 V - bateria ou pilhas

Diversos: placa de circuito impresso, suporte para pilhas, caixa para montagem, cabo blindado, fios etc.