Este circuito, baseado em um circuito integrado contador tipo 4017, pode ser usado como uma chave seletora de 10 posições controláveis por 10 teclas de contato momentâneo, com o comportamento similar a um seletor de canais digital de TV. Quando em funcionamento, o 4017 recebe os sinais de clock através de um circuito-oscilador com 555, permanecendo, contudo, inibido devido ao nível alto presente na sua entrada clock enable. (figura 1)

 

Figura 1 – O circuito
Figura 1 – O circuito

 

Pressionando-se uma tecla qualquer, a entrada clock enable é levada a nível zero pela saída correspondente do 4017, habilitando sua contagem até que a saída associada à tecla pressionada vá a nível 1, inibindo novamente o contador 4017, que assim permanecerá até que uma tecla diferente seja pressionada.

Os LEDs ligados às saídas do 4017 indicam qual canal está ligado no momento, como no seletor de canais de TV. Note que mesmo as teclas sendo de contato momentâneo, com um breve toque podemos manter o canal correspondente constantemente acionado, até que uma nova tecla seja pressionada, ainda que por instantes.

As saídas Q0 a Q9, indicadas no circuito, podem ser ligadas a relés por intermédio de transistores adequados ou a outros blocos lógicos, ou ainda, a chaves analógicas como o 4016 ou o 4066, para o controle de sinais de áudio, por exemplo.

Em suma, qualquer seletor ou chave rotativa convencional pode ser substituída por este interessante circuito.

Na figura 2 podemos ver o desenho da placa de circuito impresso por nós adotado, eventualmente pequenas modificações podem ser necessárias, dependendo do tipo das teclas usadas.