Eis um aparelho que não pode faltar ao detetive ou espião moderno que trata com documentos e dinheiro: um detector de documentos e dinheiro falsos por meio e radiação ultravioleta.

Obs. Originalmente este artigo da década de 80 fez parte de um dos meus livros de espionagem tendo sido atualizado para uma edição atual.

 

O princípio de funcionamento é simples: iluminando o documento ou dinheiro com luz ultravioleta e possível ressaltar pormenores e a própria linha d'água que são invisíveis com iluminação normal.

O aparelho também ajuda a detectar impressões digitais de pessoas que toquem em objetos marcados, em casos de sequestros por exemplo.

Basta "sujar" o dinheiro de um sequestro com sais de estrôncio, que então marcam os dedos das pessoas que o manuseiam iluminando os dedos das pessoas detidas com radiação ultravioleta do aparelho descrito, os dedos se tornam fluorescentes, como prova inegável do crime.

Veja que o aparelho que descrevemos trabalha com radiação de baixa intensidade, do tipo “luz negra” usada em festas e bailes e que é totalmente inofensiva.

O circuito consta de um inversor a pilhas que alimenta uma lâmpada de 2 a 7 watts, conforme a disponibilidade do montador.

Na figura 1 temos o diagrama completo do inversor para lâmpada ultravioleta.

 

Figura 1 – Diagrama do inversor
Figura 1 – Diagrama do inversor

 

O transformador tem enrolamento de 110/220 V ou só 220 V, pois a tomada de 110 V permanece desligada, e secundário de 6+ 6 V com corrente entre 250 e 500 mA.

O transistor deve ser montado num radiador de calor e o trimpot deve ser ajustado para se obter maior rendimento ou intensidade de radiação com a lâmpada usada.

Para provar o aparelho ilumine no escuro uma folha de papel comum e alguns objetos de plástico do tipo botão, que devem aparecer “fluorescentes”.

Experimente com diversos objetos. Para usar basta aproximar o objeto que se deseja examinar sob luz ultravioleta e ligar a unidade.

 

SEMICONDUTORES

Q1 - BD135 - transistor NPN de potência

 

RESISTORES

P1 - 47 k - trimpot

R1 - 1k - resistor (marrom, preto, vermelho)

 

CAPACITORES

C1 - 10 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

C2 - 47 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

CS - 100 µF x 12 V - capacitor eletrolítico

 

DIVERSOS

X1 - lâmpada ultravioleta (luz negra) de 2 a 7 watts (atenção: não servem as lâmpadas de apagadores de memórias que são de alta intensidade - as lâmpadas usadas neste aparelho são escuras).

B1 - 4 pilhas médias ou grandes

S1 - Interruptor simples

T1 - transformador - ver texto

Caixa para montagem, conectores para a lâmpada, fios, solda, suporte de pilhas, etc.