NOSSAS REDES SOCIAIS -

Controle Térmico Triac - Fio Quente (ART1411)

Apresentamos uma ideia prática para implementação de um controle de temperatura para um elemento de aquecimento, tendo como sensor um fio quente (nicromo). O circuito pode ser usado para controlar a temperatura de máquinas que operam com fusão de plásticos, líquidos quentes, estufas e em muitos outros casos semelhantes em que o elemento de aquecimento é resistivo. Na versão básica usamos um Triac de 8 amperes, mas triacs de maior potência podem ser empregados.

O projeto apresentado consiste numa ideia prática de controle de temperatura que pode ser facilmente implementado em máquinas que possuam elementos resistivos de aquecimento.

O mesmo circuito também pode ser usado em outros tipos de controle de potência baseados na intensidade da corrente que circula por um circuito.

O circuito básico utiliza um Triac de 8 ampères, mas Triacs de maior potência, da mesma série, também podem ser usados, dependendo apenas da potência do elemento de aquecimento que deve ser controlado.

Também, dependendo do Triac, o circuito pode operar tanto na rede de 110 V como de 220 V, sem alterações. Nesse caso, o Triac deve ser sufixo B se a rede for de 110 V e sufixo D se a rede for de 220 V.

 

Como Funciona

A idéia básica do controle é intercalar um fio de nicromo, de pequeno comprimento, em série com elemento de aquecimento, atuando como sensor de corrente.

Esse fio de nicromo é montado num sistema mecânico que forma um interruptor, do mesmo tipo que o encontrado nos elementos de controle bi-metal.

Quando a corrente aumenta e o fio dilata, pelo aquecimento, ele afrouxa e com isso a corrente de comporta do Triac é interrompida.

Com isso, o circuito é desligado por alguns instante, o que leva o elemento sensor a esfriar e portanto contrair.

Com a contração, ele movimenta novamente os contactos, ligando-os. Com isso a corrente de disparo do Triac é restabelecida e o elemento de aquecimento volta a ser alimentado.

O ciclo de liga-desliga do elemento de aquecimento determina a temperatura média a ser obtida, conforme curva aproximada mostrada na figura 1.

 


 

 

Evidentemente, a frequência dessa curva e os limites de temperatura da faixa em que ela atua dependerão de diversos fatores como:

a) A capacidade térmica do elemento de nicromo usado no sensor, a qual determina a velocidade com que ele aquece e esfria.

b) A montagem mecânica e o ajuste dado pelo parafuso A que aproxima ou afasta os contatos do sistema de lâminas e contatos.

 

Montagem

A implementação prática desse sistema de controle depende de diversos fatores.

Na figura 2 temos o diagrama completo do controle, observando-se que o Triac deve ser montado em dissipador de calor compatível com a potência que deve ser controlada.

 


 

 

 

A espessura dos fios que conduzem a corrente principal devem ter espessuira compatível com sua intensidade.

O fio de nicromo deve ter espessura compatível com a intensidade da corrente que vai ser conduzida.

O comprimento depende do tipo de sensoriamento desejado, sendo sugerido algo entre 4 e 7 cm para uma aplicação comum.

O resistor de 100 Ω x 2 W é comum e seu valor é determinado apenas pela intensidade da corrente necessária ao disparo.

Observe que, enquanto a corrente principal que alimenta o circuito passa pelo fio de nicromo, os contatos do sistema sensor conduzem apenas uma pequena corrente, que é a corrente de disparo do Triac.

 

X1 - Elemento de aquecimento monitorado (ver texto)

R1 - 100 Ω x 2 W - resistor

TRIAC - TIC226B (110 V) - TIC226D (220 V) - Triac de 8 A - ver texto.

CT - Controle Térmico - ver texto

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

história
A história mundial é o tribunal do mundo. (Die Weltgeschichte ist das Weltgeritcht.)
Schiller (1799 1805) - Poesias - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)