Este circuito foi desenvolvido para controlar o nível de água armazenada em reservatórios. O circuito possui componentes de facil obtenção e é muito util para aqueles que desejam começar a automatizar residências e condomínios.

 

Wesley De S. Carvalho é um entusiasta em elétrica e eletrônica.

Técnico em eletrônica e eletricista predial, trabalha com Segurança Eletrônica há 16 anos e hoje cursa o 7º período de Engenharia Elétrica no Centro Universitário de Barra Mansa RJ (UBM).

Cresceu em meio a componentes eletrônicos e oficinas com seu pai, técnico em rádio e tv autodidata que só estudou até a 3ª série primária, onde sua paixão pela eletrônica nasceu.

Os circuitos foram simulados no Multisim nos laboratórios de elétrica/eletrônica do Instituto de Cultura Técnica (ICT Volta Redonda RJ) e do UBM Barra Mansa RJ.

Contato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Para começarmos a falar do sistema, a figura abaixo mostra o fluxograma do projeto, os sensores conectados no circuito principal, fornece as informações necessárias para a ativação das bombas , o circuito principal também é responsável pelo comando do módulo indicador .

 

 


 

 

 

Na figura abaixo temos o esquema elétrico do controle: Fonte, controle da bomba e eletroválvula e modulo indicador.

 

Clique na imagem para ampliar

 

Na figura abaixo temos o diagrama elétrico separado da fonte. O 7812 alimenta a eletroválvula e bomba, enquanto o 7805 o controle.


 

 

 

Na próxima figura temos o diagrama dos sensores e ativados (válvula e bomba), note a distância que os sensores máximo e mínimo devem ficar.


 

 

 

 

 

Neste projeto a frequência de oscilação é de 1 kHz pelo 555, com os capacitores C1 e C2 nas devidas configurações.


 

 

 

 

 

Nas próximas figuras são colocadas as placas utilizadas no sistema e podem servir de referência para o leitor que deseja montá-la.

 

 Sensores dos reservatórios.
Sensores dos reservatórios.

 

 

 Lado cobreado
Lado cobreado

 

 

 

Sugestão de placa do controle.
Sugestão de placa do controle.