NOSSAS REDES SOCIAIS -

Coletânea de Circuitos com LEDs e Displays (ART1485)

Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 8 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossas edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes que fazem uso LEDs e Displays.

 

Monitor de Tensão de Bateria

Este circuito é de uma antiga documentação técnica, servindo para monitorar a tensão de uma bateria de 12 V. O circuito usa zeners de 6,8 V (D3) e de 7,5 V (D4). Os demais diodos são comuns e os LEDs de cores diferentes. O circuito indica carregada uma bateria com mais de 3,6 V. O circuito pode ser modificado para monitorar outras faixas de tensão.

 


 

 

 

Link Óptico TTL

Este circuito pode ser usado em links por fibra óptica ou mesmo diretos para microcontroladores e outras aplicações TTL. O circuito é de uma documentação dos anos 70, devendo ser alimentado por uma tensão de 5 V. Portas equivalentes podem ser usadas, já que nos dois casos ou 7400 é usado como inversor.

 


 

 

 

Provador Lógico TTL

Encontramos esta configuração numa documentação técnica de 1974. Ele tanto pode testar circuitos lógicos TTL como versões mais antigas como a RTL. O circuito deve ser alimentado com 5 V obtidos do próprio circuito que está sendo analisado. O transistor pode ser o BC548.

 


 

 

 

Flash Alternado com o LM3909

O circuito apresentado na figura faz uso de um LM3909, um CI de baixo consumo e baixa tensão. O circuito alimenta dois LEDs alternadamente, podendo ser de cores diferentes. Encontramos esta aplicação numa documentação da National Semiconductor.

 


 

 

 

Detector de Pico com o LM3915

Este circuito foi obtido no Linear Applications Handbook da National Semiconductor de 1994. O LM3915 é um bargraph co 10 saídas onde a faixa dinâmica é determinada pelos resistores no pino 6, 7 e 8. Esta faixa pode ser alterada conforme a aplicação.

 


 

 

 

Transmissor de Pulsos Infravermelho

O circuito mostrado é de um manual de opto-eletrônica da Texas Instruments. RE depende do pico de tensão suportado pelo LED. Observe a polaridade da alimentação. Os transistores de baixa potência podem ser os BC548 para os NPN e BC558 para o PNP.

 

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Casa
A casa de um homem é o seu castelo. (A mans house is his castle.)
Edward Coke (1532 1634) Terceiro Instituto - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)