Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 8 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossas edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes que fazem uso LEDs e Displays.

 

Monitor de Tensão de Bateria

Este circuito é de uma antiga documentação técnica, servindo para monitorar a tensão de uma bateria de 12 V. O circuito usa zeners de 6,8 V (D3) e de 7,5 V (D4). Os demais diodos são comuns e os LEDs de cores diferentes. O circuito indica carregada uma bateria com mais de 3,6 V. O circuito pode ser modificado para monitorar outras faixas de tensão.

 


 

 

 

Link Óptico TTL

Este circuito pode ser usado em links por fibra óptica ou mesmo diretos para microcontroladores e outras aplicações TTL. O circuito é de uma documentação dos anos 70, devendo ser alimentado por uma tensão de 5 V. Portas equivalentes podem ser usadas, já que nos dois casos ou 7400 é usado como inversor.

 


 

 

 

Provador Lógico TTL

Encontramos esta configuração numa documentação técnica de 1974. Ele tanto pode testar circuitos lógicos TTL como versões mais antigas como a RTL. O circuito deve ser alimentado com 5 V obtidos do próprio circuito que está sendo analisado. O transistor pode ser o BC548.

 


 

 

 

Flash Alternado com o LM3909

O circuito apresentado na figura faz uso de um LM3909, um CI de baixo consumo e baixa tensão. O circuito alimenta dois LEDs alternadamente, podendo ser de cores diferentes. Encontramos esta aplicação numa documentação da National Semiconductor.

 


 

 

 

Detector de Pico com o LM3915

Este circuito foi obtido no Linear Applications Handbook da National Semiconductor de 1994. O LM3915 é um bargraph co 10 saídas onde a faixa dinâmica é determinada pelos resistores no pino 6, 7 e 8. Esta faixa pode ser alterada conforme a aplicação.

 


 

 

 

Transmissor de Pulsos Infravermelho

O circuito mostrado é de um manual de opto-eletrônica da Texas Instruments. RE depende do pico de tensão suportado pelo LED. Observe a polaridade da alimentação. Os transistores de baixa potência podem ser os BC548 para os NPN e BC558 para o PNP.