NOSSAS REDES SOCIAIS -

Adaptador para Amplificador em Ponte (ART2876)

Numa configuração de amplificadores em ponte ou BTL (Bridge Tied Load), pode-se quadruplicar a potência de dois amplificadores. Em outras palavras, dois amplificadores de 10 W podem fornecer 40 W de saída.

 

Isso é conseguido ligando os dois amplificadores à uma mesma carga, mas cada qual aplicando o mesmo sinal com fase invertida, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

 

Amplificadores comuns que não tenham um capacitor de acoplamento ao alto-falante podem ser conectados nessa configuração, desde que os sinais aplicados às suas entradas tenham fases invertidas.

Isso pode ser conseguido com um circuito amplificador como o que mostramos na figura 2.

 


 

 

 

Esse circuito adaptador utiliza dois amplificadores operacionais de um mesmo circuito integrado TL072 ou equivalente.

A fonte de alimentação deve ser simétrica de 6 a 12 V e como o consumo é extremamente baixo o montador tem duas opções: obter a alimentação do próprio circuito com que o adaptador vai funcionar ou usar duas baterias.

Normalmente muitos pré-amplificadores de áudio usam fontes simétricas que podem ser aproveitadas na alimentação desse circuito.

O sinal de entrada deve ter uma amplitude de aproximadamente 1 Vrms. É importante verificar se não existem tensões de offset nas saídas, ou seja, presença de tensão quando não há sinal de entrada. O valor típico para essa tensão deve ser inferior a 5 mV.

Para reduzir o nível de ruído no circuito é conveniente usar resistores de filme metálico.

 

CI-1 – TL072 – amplificador operacional duplo

R1, R4, R5 – 100 k Ω x 1/8 W - resistores

R2, R3 – 2,2 k Ω x 1/8 W – resistores

R6, R7 – 100 Ω x 1/8 W – resistor

C1, C2 – 100 µF x 16 V – capacitores eletrolíticos

Diversos:

Placa de circuito impresso, caixa metálica blindada ou recursos para montar dentro dos amplificadores, fios, solda, jaque de entrada, jaques de saída (opcional), etc.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Sensatez
Toda coisa sensata já tem sido pensada; apenas, tem que se tentar pensá-la de novo. (Alles Gesceite ist schon gedacht worden, man muss nur versuchem, es noch einmal zu danken.)
Goethe (1749 - 1832) - citado em Anos de Aprendizado - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)