Numa configuração de amplificadores em ponte ou BTL (Bridge Tied Load), pode-se quadruplicar a potência de dois amplificadores. Em outras palavras, dois amplificadores de 10 W podem fornecer 40 W de saída.

 

Isso é conseguido ligando os dois amplificadores à uma mesma carga, mas cada qual aplicando o mesmo sinal com fase invertida, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

 

Amplificadores comuns que não tenham um capacitor de acoplamento ao alto-falante podem ser conectados nessa configuração, desde que os sinais aplicados às suas entradas tenham fases invertidas.

Isso pode ser conseguido com um circuito amplificador como o que mostramos na figura 2.

 


 

 

 

Esse circuito adaptador utiliza dois amplificadores operacionais de um mesmo circuito integrado TL072 ou equivalente.

A fonte de alimentação deve ser simétrica de 6 a 12 V e como o consumo é extremamente baixo o montador tem duas opções: obter a alimentação do próprio circuito com que o adaptador vai funcionar ou usar duas baterias.

Normalmente muitos pré-amplificadores de áudio usam fontes simétricas que podem ser aproveitadas na alimentação desse circuito.

O sinal de entrada deve ter uma amplitude de aproximadamente 1 Vrms. É importante verificar se não existem tensões de offset nas saídas, ou seja, presença de tensão quando não há sinal de entrada. O valor típico para essa tensão deve ser inferior a 5 mV.

Para reduzir o nível de ruído no circuito é conveniente usar resistores de filme metálico.

 

CI-1 – TL072 – amplificador operacional duplo

R1, R4, R5 – 100 k Ω x 1/8 W - resistores

R2, R3 – 2,2 k Ω x 1/8 W – resistores

R6, R7 – 100 Ω x 1/8 W – resistor

C1, C2 – 100 µF x 16 V – capacitores eletrolíticos

Diversos:

Placa de circuito impresso, caixa metálica blindada ou recursos para montar dentro dos amplificadores, fios, solda, jaque de entrada, jaques de saída (opcional), etc.