Este projeto visa ligar um sistema de iluminação ao anoitecer e desligá-lo ao amanhecer. Podemos acoplá-lo às luzes de um jardim, de uma varanda e numa loja à sua vitrine ou anúncio luminoso.


O circuito tem por base um SCR que pode controlar até 300 watts de lâmpadas na rede de 110V e o dobro na rede de 220V. Só podem ser controladas lâmpadas comuns incandescentes. O aparelho não funciona com lâmpadas fluorescentes.
Na figura 1 temos o diagrama esquemático de nosso primeiro projeto.

 

Figura 1 – Diagrama completo da luz noturna automática

 


FUNCIONAMENTO
Neste projeto temos um sensor (LDR) que será posicionado de modo a receber apenas a luz ambiente. Para isso devemos colocá-lo em um tubinho opaco voltado para o céu. Quando o LDR se encontra iluminado sua resistência é muito baixa e com isso impede a passagem da corrente que dispara o SCR.
No momento em que a luz diminui de intensidade a resistência do LDR aumenta, permitindo que a corrente de disparo passe para o SCR. Com o disparo do SCR o sistema de iluminação recebe sua alimentação normal.
Veja que o capacitor C1 do circuito impede que variações rápidas da luz sejam interpretadas como comandos. Um relâmpago ou a passagem de um pássaro diante do sensor não acionaria o aparelho.
O potenciômetro controla a sensibilidade do aparelho, ajustando-o ao nível de iluminação ambiente em condições normais.
Lembramos que o SCR usado neste aparelho é um controle de meia onda, ou seja, as lâmpadas recebem apenas metade da potência normal, mas mesmo assim tem um bom brilho. Isso poderá ser facilmente compensado com uma lâmpada maior. Assim, se na aplicação sem o sistema automático for usada uma lâmpada de 60W, com o sistema para obter aproximadamente o mesmo nível de luz, use uma de 100W.

 


MONTAGEM
Observe que o circuito pode ser dimensionado para operar tanto na rede de 110V como de 220V. Os valores entre parênteses no diagrama são para os componentes quando a operação é feita na rede de 220V.
Os componentes podem ser fixados em sua maioria numa placa de circuito impresso, conforme mostra a figura 2.


Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem.

O SCR deverá ter sufixo D (400V) se a rede de energia for de 220V e sufixo B (200V) se a rede for de 110V. Este componente deve ter um radiador de calor formado por uma chapa de metal fixada em seu invólucro.
O diodo é o 1N4004 ou 1N4007 e como sensor foi empregado um LDR redondo de 1cm (pequeno) ou 2,5cm (grande). O fio de ligação ao sensor não deve ser muito longo (mais de 10m) para não haver perigo de captação de interferências que possam alterar o funcionamento do aparelho.
O capacitor C1 tem valores entre 1 e 10 uF e sua tensão de trabalho deve ficar entre 40 e 50V.
A montagem do circuito deve ser feita em uma caixa de plástico e se ele for instalado em local sujeito a ação do tempo, uma proteção adicional deve ser providenciada.


UTILIZAÇÃO
Para experimentar o aparelho é só ligar na saída uma lâmpada e conectar a alimentação. Tampando o LDR ajuste o potenciômetro para que a lâmpada acenda. Destampando o LDP a lâmpada deverá apagar.
Comprovando o funcionamento faça a instalação definitiva do sistema. O LDR de modo algum deve receber a luz das lâmpadas que alimenta, pois isso causaria um efeito de realimentação, que teria como conseqüência a instabilidade do circuito com as lâmpadas piscando ou acendendo de modo errático.