Este controle remoto pode ser usado a partir do carro para acionar um sistema de abertura de portões ou ainda para a chamada interna, ligando as luzes externas e acionando a campainha. Também podemos usá-lo para ativar os mais variados eletrodomésticos à distância ligando-os e desligando-os.

Existem ainda outras aplicações interessantes para este controle remoto. Podemos ligar televisores, acender luzes, acionar um aquecedor ou ventilador, tudo sem sair do lugar, usando raios infravermelhos, do mesmo modo como comandamos nosso televisor ou aparelho de som.

Além da utilidade no conforto do morador da casa inteligente, deve ser considerado seu uso por deficientes físicos que podem assim ter muita facilidade no uso de alguns aparelhos que possam ser ativados por controle remoto.

Seu alcance, que depende da forma como a montagem será feita e dos recursos ópticos, como por exemplo, o uso de lentes, é da ordem de 10 metros.

O transmissor é compacto e alimentado por pilhas, enquanto que o receptor é alimentado pela rede de energia com baixo consumo.

O tipo de relé usado vai determinar a carga máxima controlada, no caso de 10 ampères.

O sistema usado é de modulação por tom, o que o torna bastante seguro, com boa imunidade à interferência de outros controles que possam ser usados no mesmo local ou geradas por aparelhos elétricos. O sistema é monocanal, mas com a utilização de diversos filtros PLL e a seleção de freqüências no transmissor é possível expandir o circuito para diversos canais (até 8) controlando assim muitos eletrodomésticos.

Será interessante que o usuário planeje antes o que vai fazer com o controle já agregando assim os canais necessários.

 

 

COMO FUNCIONA

Na figura 1 temos o diagrama do transmissor infravermelho.

Figura 1 – Diagrama do transmissor modulado infravermelho.

 

O transmissor tem por base um 555 que gera um tom de áudio entre 10 e 50 KHz. Este tom excita um transistor PNP de potencia que tem por carga um LED infravermelho. Desta forma, o LED emite radiação infravermelha modulada.

Na figura 2 temos o diagrama do receptor.

Figura 2 – Diagrama completo do receptor infravermelho.

 

A radiação modulada é captada por um foto-transistor e depois de amplificada é levada à entrada de um circuito reconhecedor de tom PLL com o circuito integrado 567.

P1 neste circuito faz o ajuste da frequência que o PLL deve reconhecer, ou seja, a “sintonia” do receptor.

Quando o 567 reconhece a frequência do sinal, sua saída que estava no nível alto vai ao nível baixo, o que provoca o disparo de um circuito monoestável.

O tempo de acionamento do monoestável depende da aplicação e é dado pelos valores do resistor e do capacitor no pino 6 e 7. Este tempo pode ficar entre alguns segundos até uns 15 minutos quando o valor de R vai de 10K a 1M e quando o valor de C vai de 1 uF a 1000 uF.

Na saída do 555 de tempo temos um transistor que aciona um relé. O relé controla a carga externa.

Para maior sensibilidade e alcance é muito importante que o foto transistor tenha uma lente convergente na sua frente e seja instalado em um tubinho opaco. Sem isso o alcance ficará sensivelmente reduzido.

 

 

MONTAGEM DO TRANSMISSOR

A figura 3 mostra uma placa de circuito impresso para a instalação do transmissor.

Figura 3 – Placa de circuito impresso do transmissor.

 

O transistor de potencia, que pode ser o BD136, BD 138 ou BD140 deve ter um pequeno radiador de calor. O led usado pode ser de qualquer tipo infravermelho, mas observe bem sua polaridade para ligação.

Os resistores são de 1/8W e o capacitor eletrolítico C1 tem uma tensão de trabalho de 12V ou mais. A alimentação poderá ser feita com 4 pilhas pequenas ou ainda uma bateria de 9V para um pouco mais de alcance.

 

 

MONTAGEM DO RECEPTOR

Uma sugestão de placa de circuito impresso é dada na figura 4.

Figura 4 – Placa de circuito impresso do receptor.

 

O transformador tem secundário de 6+6V com pelo menos 300 mA de corrente e enrolamento primário segundo a rede de energia. Os integrados devem ficar em soquetes. Os resistores são de 1/8W ou mais. O foto-transistor pode ser de qualquer tipo, podendo também ser usado um foto-diodo. O maior cuidado na instalação deste componente é com a sua polaridade.

O relé também admite equivalentes, conforme a intensidade da corrente controlada.

Se o foto-transistor ficar longe do aparelho ele deve ser ligado por meio de cabo blindado. As tensões mínimas de operação dos capacitores são indicadas na lista de material.

 

 

AJUSTES E INSTALAÇÃO

Para ajustar o par transmissor/receptor ligue o transmissor a uma distância de aproximadamente dois metros do transmissor e, apontando o LED emissor para ele, ajuste o trim-pot do 567 de modo a captar o sinal. Isso será acusado pelo LED vermelho da saída que acenderá. Afaste-se então com o transmissor e faça um ajuste fino no sentido de obter maior sensibilidade. Ajuste a posição da lente no receptor de modo a obter maior alcance.

Depois disso, é só fazer a instalação definitiva. Veja que nos contatos do relé podemos ligar diversos automatismos, tornando assim sua casa “inteligente” por controle remoto.