Este projeto tem uma infinidade de aplicações interessantes. Podemos usá-lo para liberar um sistema de alarme, permitindo assim nossa entrada em casa, podemos também usá-lo para temporizar luzes de entrada, fechaduras elétricas, e até mesmo o acionamento de eletrodomésticos, como por exemplo, um ventilador, um sistema de ar condicionado, um forno elétrico, etc.

Ligando o temporizador descrito a um sistema exaustor ele pode mantê-lo acionado por 10 ou 15 minutos quando da nossa chegada, eliminando assim odores desagradáveis que se acumulam em uma casa fechada, como por exemplo, os odores de cigarro ou mofo. No final deste tempo, o sistema exaustor desliga automaticamente, economizando energia.

Acoplado às luzes de entrada ele permite que saiamos com o ambiente iluminado, após o que, as lâmpadas principais se apagam, ficando apenas uma, com menor consumo, esperando pela nossa volta.

Acoplado a um liquidificador ele permite a programação do tempo de acionamento no preparo de algum alimento sem que preocupemos em desligá-lo.

Na sala de TV, ele permite que você acenda as luzes com o simples toque, dando tempo para que você se acomode e se prepare para ver seus programas prediletos. Quando você estiver acomodado, as luzes se apagam automaticamente, para que você desfrute melhor de seu TV.

O circuito é simples e tem um consumo bastante baixo de energia, o que permite que ele permaneça constantemente ligado sem problemas de aumentos excessivos na conta de energia. Por outro lado, ele pode ser acionado por sensores magnéticos, micro-switches, e outros circuitos sensores do tipo que descrevemos neste livro.

Este acionamento por sensores permite que ele seja usado como detector de intrusos, visitas, alarmes e muitos automatismos interessantes.

 

FUNCIONAMENTO

Na figura 1 temos o diagrama do timer.

Figura 1 – Diagrama completo do temporizador.

 

Quando pressionamos S1 o monoestável 555 é disparado e sua saída passa a apresentar uma tensão que satura o transistor. Neste momento o relé é ativado, acionando ou desacionando algum dispositivo externo, como por exemplo, ligando um exaustor ou desligando um alarme.

O tempo em que o relé permanece energizado, e portanto, que a saída do 555 permanece com tensão, depende de R2 e C2. O valor máximo indicado para R2 está em torno de 2,2 M ohms e o valor máximo para C2 é de 2200 uF. Neste caso podemos obter uma temporização máxima de 1 hora aproximadamente. Para valores menores podemos trocar R2 por um potenciômetro de mesmo valor em série com um resistor de 10K ohms. Não recomendamos que capacitores maiores que 2200 uF sejam usados, pois suas fugas podem tornar instável e impreciso o funcionamento do aparelho.

A alimentação vem de uma fonte com transformador, 4 diodos e um capacitor de filtro.

O sensor de disparo é ligado entre os pontos A e B.

 

MONTAGEM

A figura 2 mostra a construção deste projeto com base em placa de circuito impresso.

Figura 2 – Placa de circuito e montagem final do temporizador.

 

O transformador tem enrolamento secundário de 6V com pelo menos 300 mA. O circuito integrado é montado em soquete e o relé usado depende da corrente a ser controlada. O tipo indicado tem uma corrente de contatos de 10 ampères.

Os resistores são de 1/8W ou mais e os eletrolíticos têm tensões de trabalho indicadas na relação de material.

O conjunto cabe em uma caixa plástica e o sensor pode ser conectado por fios longos sem problemas.

 

UTILIZAÇÃO

Para provar basta interligar por um instante os pontos A e B. se usarmos um interruptor de pressão neste ponto basta pressioná-lo por um instante. O relé deve fechar seus contactos e assim permanecer por certo tempo.

Comprovado o funcionamento é só utilizar o aparelho, ligando o dispositivo a ser controlado nos contatos do relé.