O interfaceamento do mundo externos com os circuitos eletrônicos exige a presença de sensores. Em nossos dias, cada vez mais estes componentes estão presentes pois são parte integrantes de aplicações como vestíveis, eletrônica embarcada, wireless, IoT e muito mais. Todos os dias novos sensores são lançados pelos principais fabricantes e acompanhar todos os lançamentos é praticamente impossível. Para este artigo selecionamos alguns circuitos com sensores importantes e que podem ser adquiridos na Mouser Electronics. Nos links dados também podem ser acessados os datasheets.

 

Sensor de Luz Ambiente com o OPT3007

O sensor OPT3007 é um sensor de luz ambiente que tem uma curva espectral de resposta semelhante ao olho humano, sendo por isso recomendado para aplicações em que essa característica seja importante. O OPT3007 da Texas Instruments tem seu datasheet dado no link: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/opt3007.pdf . Aplicações para este sensor incluem o controle de iluminação ambiente, câmeras, vestíveis, etc. Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Sensor de corrente até 50 A com o TLI4970 D050T5

O circuito apresentado é sugerido pela Infineon que o fabrica e que pode ser encontrado na Mouser Electronics. O sensor pode ser ligado em paralelo com outros do mesmo tipo para leitura simultânea de diversas correntes em cargas controladas, conforme mostra o circuito da figura 2. O link para o datasheet é: https://www.mouser.com/ds/2/196/Infineon-TLI4970-D050T5-DS-v01_01-EN-1227877.pdf.

 

Figura 2
Figura 2

 

 

Sensor Hall com o DRV5032

Na figura 3 temos um circuito de aplicação com o sensor DRV5032 da Texas Instruments. Este sensor de ultra baixo consumo é indicado para aplicações na detecção de posições, medida de consumo de energia, IoT, equipamentos médicos, indicação de posição em válvulas e solenoides, etc. O circuito opera com tensões de 1,6 a 5,5 V. Na figura 3 temos o circuito sugerido pelo datasheet que pode ser acessado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/drv5032.pdf 

 

Figura 3
Figura 3

 

 

Sensor Digital de Temperatura com o LM101-Q1

O circuito da figura 4 é sugerido pela Texas Instruments que fabrica o LM101 apresentando uma precisão de 0,5º C. O circuito usa um sensor de 2 terminais o que o torna indicado para aplicações on-board, automotivas e produtos de consumo. A saída é digital podendo ser interfaceado diretamente com microcontroladores, conforme mostra o diagrama sugerido. Mais informações podem ser obtidas no datasheet em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lmt01-q1.pdf  .

 

Figura 4
Figura 4

 

 

Sensor Analógico de Temperatura com o LMT84

Este circuito opera com tensões de 1,5 V sendo sugerido pelo próprio manual da Texas Instruments que o fabrica. O datasheet para mais informações pode ser acessado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lmt84.pdf. A precisão típica é de +/- 0,4º C e o ganho é de -5,5 mV/oC. O sensor é fornecido em invólucro de 3 pinos com diversos formatos. Na figura 5 temos o circuito para utilização.

 

Figura 5
Figura 5

 

 

Sensor de Força de 500 a 5000 gF

O circuito apresentado na figura 6 é sugerido pela TE Sensor Solutions que fabrica o FS20, componente básico usado no projeto. O circuito é indicado para aplicações em robótica, controle de fora, bombas, sensores de contato, balanças, etc. A alimentação é feita com 5 V e a saída varia entre 0,5 e 4,5 V (tip) na faixa de forças medidas.

 

Figura 6
Figura 6

 

 

Sensor de Força com Sensor Resistivo

O circuito apresentado utiliza o sensor resistivo de força da Taiwan Alpha 104-MF01 disponível na Mouser Electrinics e cujas características podem ser baixadas em seu site de compras. A resistência sem carga é maior que 20 M ohms. Na figura 7 temos um circuito típico de aplicação.

 

Figura 7
Figura 7

 

 

Sensor de Ultravioleta (UVA) com interface I2C

Este circuito sugerido pela Vishay no datasheet do VEML6070 é um sensor avançado de radiação ultravioleta indicado para aplicações que envolvem medida da luz solar, cosméticos, produtos de consumo e tudo mais. O datasheet pode ser acessado em: https://www.mouser.com/ds/2/427/veml6070-533937.pdf . A alimentação do circuito mostrado na figura 8 pode ser feita com tensões de 2,7 a 5,5 V e o componente usado é fornecido em invólucro OPGA. O modo shutdown reduz o consumo do sensor para menos de 1 uA.

 

Figura 8
Figura 8