O amplificadores operacionais OPAx189 da Texas Instruments são do tipo Rail-to-Rail de precisão para 36 V e zero-drift com uma faixa passante de 14 MHz. Veja neste artigo algumas de suas características e aplicações baseadas no datasheet que pode se baixado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/opa189.pdf 

Este artigo é baseado no datasheet do componente de novembro de 2017. Os amplificadores operacionais da série OPAx189 podem ser encontrados na Mouser Electronics em: https://www.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-opax189-op-amps /.

Com zero drift (0,005 uV/°C) e uma tensão de offfset de apenas 3 uV estes amplificadores de precisão tem seu diagrama funcional mostrado na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

A saída é rail-to-rail e a corrente quiescente de apenas 1,7 mA.

O invólucro pode ser o SOIC de 8 pinos ou então SOT-23 de 5 pinos mostrados na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

Também existe a versão dual mostrada na figura 3.

 

Figura 3
Figura 3

 

No datasheet podem ser consultadas as tabelas com os máximos absolutos, características de operação e gráficos com condições de ganho, ruído, etc.

Uma primeira aplicação para este componente é mostrada na figura 4 onde temos um filtro passa-baixas de 25 kHz. No datasheet o procedimento para o cálculo dos componentes deste circuito é detalhado.

 

Figura 4
Figura 4

 

Na figura 5 temos uma etapa para amplificador de instrumentação (INA) com atenuação para ADC de 3,3 V de alimentação.

 

Figura 5
Figura 5

 

Uma aplicação para este componente em controle é um monitor de corrente ligado do lado baixo (low-side) da carga, conforme mostra a figura 6. No datasheet as características do circuito.

 

Figura 6
Figura 6

 

Uma outra aplicação importante para este amplificador operacional é numa fonte de alimentação com tensão programada a partir de um DAC. Este circuito é mostrado na figura 7.

 

Figura 7
Figura 7

 

Na figura 8 temos um amplificador para RTD com linearização. O circuito também é do datasheet onde temos mais informações sobre o componente.

 

Figura 8
Figura 8

 

Circuitos adicionais e mais informações podem ser obtidas nos links indicados no artigo.